Durante o mês de dezembro a Sociedade Brasileira de Dermatologia fará diversos alertas sobre o câncer de pele e realizará exames preventivos gratuitos.
A conscientização pública é uma das formas de reduzir o número de casos. Para isso, pelo quinto ano consecutivo, a SBD realiza a campanha #DezembroLaranja, iniciativa apoiada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), para alertar a população sobre prevenção, diagnóstico e acesso ao tratamento da doença no Brasil.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele.
A importância da prevenção
A maior incidência da doença está entre indivíduos acima dos 55 anos, uma vez que a radiação solar tem efeito cumulativo no corpo e os danos no DNA das células só vão se manifestar mais tarde.
Causas
A principal causa do desenvolvimento de câncer de pele, é a exposição excessiva à luz do sol ou das câmaras de bronzeamento. O câncer de pele surge com mais frequência nas áreas mais expostas como face, orelhas, pescoço, couro cabeludo (em calvos), ombros e costas.
Nos carcinomas basocelulares e espinocelulares, que são os mais comuns, o índice de mortalidade é baixo. Já o melanoma, que tem um índice de mortalidade muito grande, quando identificado cedo, tem um percentual elevado de chances de cura.
A prevenção você já conhece, mas vale lembrar
A melhor maneira para reduzir o risco de desenvolver a doença, portanto, é reduzir a exposição solar e fazer o uso diário de itens de proteção:
- Evitar o excesso de exposição solar das 10h e 16h;
- Usar filtro solar;
- Usar roupas, bonés e óculos escuros quando exposto ao sol;
- Evitar o efeito cumulativo do sol.
“Se exponha, mas não se queime” – é o nome da campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em 2018 – nos faz analisar que sol é vida, sol é fonte de vitaminas que o corpo necessita, mas que, torna-se um problema quando em excesso.
Portanto, não deixe tomar sol diariamente, em qualquer idade ele é fundamental para a manutenção da sua saúde, mas não exagere! Saúde em primeiro lugar.