Cada vez mais, as pessoas têm buscado um corpo perfeito e não há nada de errado nisso, mas antes de colocar a beleza em 1º lugar você deve se perguntar se sua saúde está em ordem.
Sabe-se que quem pratica atividade física regularmente, tem mais disposição, menos riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e consequentemente uma saúde melhor. E mesmo assim, ainda é difícil, para muitos, tornar rotina a prática de algum exercício físico.
E não pense que é falta de conscientização! O que falta, muitas vezes, é motivação para iniciar e, principalmente, se manter ativo em algum esporte.
Pode ser que você já tenha pensado em começar algum exercício numa quinta-feira, mas 5 segundos depois veio aquele pensamento: “hoje é quinta, deixe pra começar na segunda”. Então chega segunda-feira e nada!
Ou ainda, numa semana de “basta ao sedentarismo” você se matricula na academia, paga alguns meses antecipadamente “se forçando a não desistir” e 2 semanas depois, joga a toalha.
Algumas características definem esse comportamento:
- Ausência de “auto eficácia”: que é quando a pessoa não acredita ser capaz de realizar uma tarefa;
- Falta de motivação intrínseca: que é o prazer que a atividade proporciona, causando a vontade de voltar;
- Percepção de esforço: sentir que o exercício está além daquilo que a pessoa pode dar conta (com o esforço vem as dores e com as dores a desmotivação).
Pense em seu corpo como uma engrenagem que nasceu para ficar em pleno movimento; porém, com o passar dos anos e com todas as modernidades a que temos acesso como carro, controle remoto e celular, essa engrenagem está cada vez mais lenta e enferrujada.
Veja abaixo algumas modalidades de esporte e seus benefícios e, quem sabe, você começa praticá-los:
Natação: É um esporte, sem impacto, recomendado para pessoas que sofrem com artrite. Ele aumenta a força do tônus muscular, trabalha todo o corpo e o torna flexível, melhora o bombeamento sanguíneo do coração fortalecendo sua musculatura e é um dos esportes com maior queima de caloria. Também reduz sintomas de asma e alergias e, segundo pesquisadores da Universidade da Carolina do Sul, aumenta em 50% a longevidade.
Caminhada: Controla pressão, diabetes, protege contra a demência e emagrece. Melhora a circulação, deixa o pulmão mais eficiente, previne e combate a osteoporose, evita sintomas de depressão e causa sensação se bem estar.
Musculação: Acelera o metabolismo, evita perda muscular, causa perda de gordura localizada e ganho de massa magra. A musculação também protege os ossos, diminuindo chances de osteoporose, por trabalhar vários grupos musculares, protege o coração de doenças cardiovasculares e por fim deixa o corpo mais flexível.
Pilates: Atua no fortalecimento dos músculos, queima rápida de calorias, combate ao estresse, diminui dores locais e ensina as pessoas a respirarem corretamente. Os exercício também alinham a postura, aumentam a flexibilidade, estimulam a coordenação motora e previnem a osteoporose.
Yoga: Reduz doenças respiratórias, dores nas costas, auxilia na perda de peso, melhora o funcionamento do aparelho digestivo e do sistema cardiovascular assim como o funcionamento das glândulas endócrinas. Aprimora o intelecto, trabalha a concentração e memória e melhora autoestima. Também reduz o estresse e proporciona autoconhecimento e paz interior.
Há uma série de atividades físicas que você pode escolher fazer… pense em algo que vá de encontro a seu gosto.
Se você gosta de dançar, convide seu(a) parceiro(a) pra uma aula experimental de dança de salão.
Se você gosta de lutas, quem sabe se identifica com algum esporte de arte marcial como Box, Muay Thai, Karatê, MMA, Judô ou Jiu-Jitsu.
Se você curte água, quem sabe uma hidroginástica ou natação.
Enfim, existem atividades para muitos gostos, inclusive pro seu. Pesquise, faça aulas experimentais! Mexa-se.
Fique bem com você, sinta-se bem com seu corpo, cuide da sua saúde!