O Brasil é uma país rico em água, solo fértil e vegetação abundante. Nessa vasta extensão territorial, nos deparamos com uma riqueza imensurável de plantas, que não apenas alimentam as pessoas, mas as curam de diversos males. Muitos pesquisadores investigam as qualidades e características de nossas plantas e a partir desses estudos muitos medicamentos são desenvolvidos em laboratórios.
Segundo informações do núcleo Amazon Trade, que estuda a cultura e os costumes da Amazônia, as ervas e a fitoterapia (medicamentos preparados a base de plantas, através de chás, infusões) são recursos muito utilizados pela população local e pelos índios. Conheça algumas plantas com poder cicatrizante e anti-inflamatório.
Óleo de Andiroba: potente cicatrizante, anti-inflamatório.
Semente de Sucupira: energético, antissifilítico, contém alcaloides empregados no tratamento de febres, reumatismo, artrite, inflamações, dermatoses.
Casca de Barmitão/ Barbatimão: potente anti-hemorrágico, anti-inflamatório.
Casca de Assacú: usado no combate às inflamações em geral, ulcerações, tumores.
Podemos encontrar em algumas plantas mais conhecidas, e de fácil acesso, as mesmas características cicatrizante e anti-inflamatória; e, em casa mesmo, em combinação com os medicamentos indicados pelo seu médico, acelerar o processo de cicatrização da pele, após um procedimento cirúrgico ou mesmo um machucado, arranhão, ferida.
O poder cicatrizante da Camomila, da Babosa e da Arruda
Camomila
A Camomila, parente do girassol, vem sendo consumida como chá há milhares de anos.
Possui propriedades antibacteriana, é relaxante e calmante; tanto o chá, quanto as próprias flores, aplicadas na pele (através de emplasto ou cataplasma) ajudam na cicatrização, pois suas propriedades aceleram o processo de fechamento do edema.
Aloe Vera
Também conhecida como Babosa, ela é um dos mais populares remédios caseiros. Reconhecida como um poderoso regenerador e antioxidante natural, possui propriedades antibacteriana, cicatrizante, de reidratação do tecido dérmico danificados por queimaduras, cortes profundos, irritações, entre outros. Sua polpa pode ser aplicada diretamente na pele. Por ter fama de “planta da imortalidade”, ela tornou-se cada vez mais conhecida, tendo diversos estudos, pesquisas e testes que ressaltam sua eficácia e garantem sua eficiência.
Arruda
Você já ouviu falar nas “7 Ervas”? Umas das plantas que compõe as 7 ervas é a Arruda. Seu poder vai além de afugentar o mau olhado, ela também é um poderoso cicatrizante. Suas folhas secas podem ser amassadas (emplasto) e sobrepostas sobre o local a ser tratado.
A arruda é abortiva, mulheres grávidas devem evitar a ingestão.