O paciente que irá passar por algum tipo de cirurgia não pode ter qualquer dúvida antes de se submeter ao procedimento. Principalmente quando se trata de uma cirurgia plástica, que mexe diretamente com a parte estética e autoestima das pessoas.
Se você está prestes a passar por algum procedimento como estes, saiba que não pode chegar à sala de cirurgia com dúvidas. Abaixo selecionamos algumas perguntas que você deve fazer para seu cirurgião plástico. Confira!
– Sou um candidato apto para esta cirurgia plástica?
Essa é a primeira pergunta que você deve fazer ao seu cirurgião plástico. Esse momento irá determinar se você pode ou não realizar o procedimento. O médico irá lhe pedir exames e pré-avaliações que determinarão se você está saudável para a cirurgia ou se possui algum fator de risco. Lembre-se de comunicar ao seu médico sobre doenças que têm ou já teve, sobre outros procedimentos cirúrgicos que já realizou, sobre doenças que outros membros de sua família têm, principalmente os pais. Informe também se você está usando algum tipo de medicamento.
– Vou conquistar o resultado que quero?
É importante falar ao cirurgião plástico o resultado que você quer alcançar e valide com ele. Na maioria das vezes o paciente tem uma visão errada sobre o procedimento e o resultado que ele espera e só um médico especialista poderá afirmar isso.
– Que tipo de anestesia será usada?
O tipo de anestesia é algo de extrema relevância para questionar seu médico. Aproveite para tirar qualquer dúvida que tenha sobre os riscos, como ela será administrada, quem fará isso e outros questionamentos. Você também precisa saber se possui algum tipo de alergia que impossibilite o uso de anestesia.
– Quais cuidados pré-operatórios devo ter?
Saber como agir antes da cirurgia é fundamental. Questione seu médico sobre os cuidados pré-operatórios. Pergunte sobre uso de medicamentos, se você deve interromper algum tratamento, se deve ter alguma mudança na alimentação ou parar de praticar atividades físicas. Resumindo, recolha todos as informações do que será necessário para o pré-operatório.
– Quais cuidados pós-operatório devo ter?
Assim como na pergunta anterior, você deve questionar o seu cirurgião plástico sobre como será o período de recuperação. Há necessidade de drenagem linfática, repouso, mudar a alimentação, uso de medicamentos. Questione também: quanto tempo vai levar para que eu possa voltar às suas atividades cotidianas? Depois de quanto tempo posso fazer atividades físicas? Quando posso tomar sol? Quando devo parar de tomar os medicamentos?
– Quais são os riscos dessa cirurgia?
Toda cirurgia tem riscos, você deve ser ciente disso. Perguntar sobre os riscos da cirurgia é algo fundamental. Não para ficar com medo, mas para perceber que o cirurgião é preparado para aquilo.
– Onde a cirurgia plástica será realizada?
Cirurgias plásticas devem ser feitas em local que seja estruturado e que possua capacidade física e de equipamentos para atender esses procedimentos.
– Quem é a equipe que vai participar da cirurgia
Com exceção das pequenas cirurgias plásticas a maioria das cirurgias é feita com uma equipe grande. Procure se informar sobre os membros da equipe que vão estar presentes, como anestesista, instrumentador, auxiliar.
– Após a cirurgia plástica, com que frequência preciso marcar novas consultas?
Informe-se sobre quanto tempo o médico irá fazer seu acompanhamento pós-cirúrgico. Assim você poderá se preparar e ficará mais seguro.
Caso ainda possua algum tipo de questionamento, não se limite apenas a essas perguntas. Questionar é de extrema importância, pois lhe manterá ciente de todas as etapas que envolveram o processo cirúrgico que você irá se submeter. Afinal, é seu corpo e você tem o direito de estar informada.