Se você não está estressado no momento, certamente convive com alguém que esteja. Pode ser seu namorado(a), seu chefe ou seu amigo(a), mas alguém próximo a você, possivelmente, está sofrendo com os sintomas do estresse.
Muitas vezes as pessoas nem se percebem excessivamente preocupadas, frustradas, irritadas, com medo de tudo e até mesmo indignadas por problemas fáceis de resolver. Isso é estresse! Ele tanto pode ser passageiro, como pode fazer parte de seu dia a dia.
Mudanças de hábitos são sempre uma boa alternativa para combater essa doença, a começar por uma mudança alimentar.
Conheça alimentos que ajudam a prevenir e combater os sintomas do estresse:
Leguminosas: Feijão e lentilha. São ricos em aminoácidos que ajudam a elevar os níveis de serotonina causando sensação de be
m estar e felicidade.
Cereais: Aveia e arroz integral. São ricos em proteína magra, vitamina do complexo B e aminoácidos.
Frutas: Bananas e frutas ricas em vitamina C, como laranja, acerola, morango e goiaba. As bananas, também possuem triptofano que ajuda na sensação de bem-estar. Ela também tem proteínas que são convertidas em serotonina, vitaminas do complexo B e potássio. Já as frutas ricas em vitamina C possuem nutrientes que diminuem o cansaço.
Oleaginosas: Castanha-do-Pará, castanha-de-caju e amêndoas, também possuem grande quantidade de triptofano, vitaminas do complexo B e são ricas em magnésio.
Laticínios: Leite e derivados são ricos também em triptofano, proteína magra, vitaminas do complexo B, cálcio, aminoácidos e vitaminas essenciais.
Carnes e ovos: Frango, peru, ovo de galinha, salmão e atum são carnes ricas em proteínas magras, vitaminas e aminoácidos. Além disso, o salmão e atum possuem ômega 3, que controlam o humor e reduzem a ansiedade.
Alho: Rico em vitaminas do complexo B e C. Também é rico em aminoácidos, além disso eliminam as toxinas do organismo.
Os alimentos citados acima, somados a ingestão de água, são muito importantes para quem vai fazer cirurgia plástica. Para ter um bom pós-operatório você deve evitar comer gordura saturada, açúcar industrializado em excesso, carboidratos variados e refrigerante (rico em açúcar).
O estresse é uma forma do seu corpo chamar atenção para hábitos errôneos. Procure dedicar algum tempo a sua saúde, praticando alguma atividade física e cuidando de sua alimentação.