Na maioria das cirurgias plásticas o paciente tem alta médica no dia seguinte, portanto todo o pós-operatório é realizado em casa, com o apoio de familiares. Não é um momento fácil, exige repouso, ficam hematomas por algumas semanas, o local fica dolorido o paciente não pode fazer nada além de ter paciência e esperar tudo isso passar.
Se está pensando em fazer cirurgia nas mamas, abdome, lipoaspiração, etc, vai precisar de alguém que lhe ajude em casa por alguns dias, pois, sozinho você, dificilmente dará conta. Essa pessoa, possivelmente, vai cuidar da sua alimentação, e uma parte importante num pós-operatório de sucesso, está numa alimentação saudável e com os nutrientes que o corpo mais precisa nesse momento em que está se recuperando.
Nessa fase é importante focar em alimentos que diminuam o inchaço corporal e que tenham fibras, pois como ficará um tempo repousando, seu intestino pode sentir.
Água, muita água, inclusive de coco
Beber 2 litros de água diariamente já é uma orientação a qualquer pessoa adulta saudável; mas quando você está se recuperando de uma cirurgia plástica, precisa, mais do que nunca, levar essa dica a sério e hidratar seu organismo.
Quando bebemos bastante água nossos rins trabalham mais e, com isso, há menos retenção de líquido e sódio, principais responsáveis pelo inchaço. É através da urina que se elimina toxinas ruins ao organismo, quanto mais água ingerir, mais limpo e hidratado seu corpo fica. Além disso, com o corpo hidratado o volume de sangue aumenta e melhora a circulação, automaticamente sua pele tende a regenerar com mais velocidade.
Frutas ricas em vitamina C
A vitamina C é um ótimo antioxidante que ajuda a prevenir a formação de radicais livres, além disso, ela melhora a absorção de ferro no organismo, gerando mais energia. Sua principal função no organismo humano é na formação do colágeno (proteína fibrilar que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos) por meio de um processo chamado hidroxilação.
A melhor forma de consumir vitamina C é comento a fruta. Quando você se alimenta de uma fruta, a absorção do açúcar é mais lenta; quando você tritura a fruta e ingere na forma líquida seu organismo acaba consumindo o açúcar rapidamente e provocando picos de insulina.
Use o ovo como fonte de proteína
Um ovo grande contém: Vitamina B12; Vitamina B2; Vitamina A; Vitamina B5; Selênio.
Os ovos de galinha são fontes de proteína que favorecem a reconstrução dos tecidos perdidos durante a cirurgia.
Iogurte e probióticos
Os produtos fermentados naturalmente são ricos em probióticos, que por sua vez, são micro-organismos que ajudam a reforçar o sistema imunológico. Permitem regular a função intestinal e repovoar sua flora de maneira natural.
O iogurte é um alimento que pode ser muito saudável, caso você não possua intolerância à lactose e ajuda a evitar prisão de ventre. O iogurte natural/ caseiro é o mais saudável, pois o industrializado possui gordura maléfica ao organismo, açúcar e corante.
Ferro e ômega-3
Alimentos ricos em ferro e ômega 3 ajudam a desinchar e a controlar mais o sangramento.
Carnes brancas e vermelhas (magras) e gema de ovos são ricos em ferro e peixes e linhaça são alimentos ricos em ômega-3.
O inchaço é uma realidade, e para amenizá-lo, além de ingerir bastante água e chás diuréticos evite bastante o sódio que está presente no sal de cozinha. O sódio em excesso retém líquidos, o que não é nada bom para quem está em recuperação cirúrgica.
Chá verde, branco, vermelho, hibisco, cavalinha
As ervas acima são plantas bastante diuréticas, ou seja, têm a propriedade de eliminar líquidos em excesso no organismo, ajudam no processo de detoxificação pelos rins (retirando as substâncias potencialmente tóxicas de dentro do organismo).
Frutas vermelhas
Morango, cereja, framboesa, amora, romã, são alguns exemplos de frutas vermelhas que contêm flavonoides. Essa substância tem ação anti-inflamatória e anti-hemorrágica que, num organismo recém operado, é de suma importância, pois, desincha os edemas e controla os sangramentos. Além disso, os flavonoides funcionam como antialérgicos e antioxidantes.
Saúde é se cuidar também de dentro pra fora!
Leia também: Plantas que ajudam na cicatrização