Qualquer cirurgia, seja estética ou reparadora pode ter complicações pós-operatórias.
O Rippling não é considerado uma complicação grave, que gere dor ou incômodo físico, mas seu surgimento pode causar insatisfação na aparência da mama.
Você precisa saber que ele não é percebido com facilidade pelas pessoas, somente em casos muito graves (que são raros) ele é notado por terceiros.
Chamamos de rippling o aspecto enrugado da mama, após a colocação da prótese de silicone. São pequenas ondulações ou dobras que surgem como se fossem estrias internas, e quando surgem é comum que seu aparecimento seja nas laterais do seio.
Rippling não é comum, mas se tem notado que seu aparecimento ocorre em pacientes com as seguintes características:
- São muito magras
- Tem pouco tecido mamário
- Apresentam pele flácida ou atrófica
- Já possuem silicone há muitos anos
Como afirmamos, rippling é uma complicação bem rara de acontecer, e não está condicionada a magreza, mas a um conjunto que fatores.
Quando uma prótese de silicone é implantada, o organismo forma uma cápsula ao redor dela, e, quando a cobertura é muito fina, o efeito de enrugamento pode ficar evidente.
Em geral, as próteses de silicone não são preenchidas em 100% de seu espaço interno. Quando você manuseia uma prótese, percebe que ela possui espaços vazios.
Com o avanço da tecnologia, casos de rippling tem diminuído consideravelmente, pois hoje se fabrica próteses mais aderentes e mais preenchidos com gel (produzidas com um material de alta coesividade, permitindo que o implante de silicone fique mais uniforme e estável na mama).
Existe tratamento para corrigir Rippling?
Uma das formas de minimizar esse aspecto rugoso é através da técnica lipofilling, termo pelo qual é conhecido o “enxerto de gordura”. Essa técnica consiste em retirar uma pequena quantidade de gordura de alguma área do corpo da paciente e injetar na região afetada pelo efeito do rippling. Desta forma, a gordura aumenta a espessura dos tecidos sob a pele e isso ajuda a disfarçar as ondulações formadas.
O uso de de implante de poliuretano também reduz a incidência de rippling em relação ao implante texturizado. A aderência do implante de poliuretano na parede torácica é maior, o que predispõe a menos flacidez e a coesividade do gel também é maior (o que dificulta a migração do gel pro polo inferior do implante, com consequente esvaziamento do polo superior, o que dá a sensação de rippling). O rippling ocorre pois a grande maioria das próteses não são 100% preenchidas de gel, para poder proporcionar um toque mais natural e macio. Em suma, esse déficit de preenchimento que é para dar maciez, acaba causando esses espaços vazios e a migração do gel, causando a ondulação. O gel sendo mais coeso tende a migrar menos para o polo inferior do implante, evitando
Na mais extrema das hipóteses, o cirurgião plástico pode sugerir a retirada da prótese e recolocação em outro plano (submuscular).
Quer saber mais sobre cirurgias nos seios e próteses de silicone? Leia nossos artigos abaixo:
Prótese por cima ou por baixo do músculo?
5 dúvidas sobre a cirurgia para a troca de prótese de silicone
Formato e textura do Silicone
Cirurgias nos seios são as mais procuradas no Brasil
Rita
26/11/2018 -
Quero aumentar o meu , coloquei 380 xh mas achei pequeno, meu médico disse que pode acontecer isso comigo, não pode afirmar mas que pode acontecer. Gostaria muito de aumentar pra 425 ml
Equipe do Dr. Marcus
20/02/2019 -
Olá Rita, Para se aumentar o tamanho do implante tem que fazer uma consulta e avaliar todas as variáveis o grau de elasticidade da pele, seu porte e escolher a melhor conduta para você. Se é melhor colocar implante sub muscular, se é melhor usar implante aderente, enfim você precisa passar por uma avaliação para que seja colocado todos os itens na balança para que seja tomada a melhor decisão. Abraços
Rosana
05/11/2018 -
Tive câncer de mama e fiz ademastectomia bilateral,fiz implante de silicone com gordura da barriga porém sinto enrugada e doendo,pensei até q o câncer tinha voltado,lendo sua matéria fiquei despreocupada Vou retornar ao cirurgião e ver o q podra ser feito
Equipe do Dr. Marcus
28/11/2018 -
Olá Rosana, É importante manter o acompanhamento com seu cirurgião, provavelmente esse enrugamento é só da evolução pós operatória. Mas, é importante fazer os exames de rotinas e qualquer alteração seu cirurgião vai te passar a melhor conduta. Abraços
Rosemary
13/10/2018 -
Coloquei prótese a 6 meses tenho notado que tem muito espaço, repeling então depois dessa matéria ficou fácil entender..
Equipe do Dr. Marcus
23/10/2018 -
Olá Rosemary, Obrigada por acompanhar o nosso blog! Abraços