Depois do “bummm” das próteses de silicone nos seios, nos glúteos e no peitoral masculino, cresce a procura por próteses de panturrilha. O público é variado, pois tanto os homens quantos as mulheres podem ter a necessidade de melhorar a aparência da panturrilha, muitas vezes em desarmonia com o contorno da perna e/ou formato das coxas.
No início as próteses de silicone para panturrilha eram usadas em casos de pessoas com paralisia infantil e em casos de pessoas que sofreram acidentes e perderam parte da batata da perna, causando deformidade em uma ou ambas as pernas. Como a técnica evoluiu e caiu no gosto popular, hoje esta prótese de silicone é comumente usada para fins estéticos.
A cirurgia para o implante de próteses de silicone nas panturrilhas dura cerca de 1h:30min, com anestesia peridural que bloqueia da cintura pra baixo.
O volume da prótese é definido a partir da altura, peso e desejo da pessoa. Os mais utilizados são de 140 ml e 180 ml.
É feito um corte, de aproximadamente 5 cm, na dobra posterior do joelho e a pele é descolada até chegar ao músculo (a cicatriz fica praticamente imperceptível após o 6º mês). Com uma espátula de cerca de 30 cm, é aberto um espaço na região medial, atrás do músculo, para a inserção da prótese.
Recomendações para o pós-operatório
No primeiro dia é recomendado às mulheres que usem salto alto, para levantar o calcanhar, mesmo que o movimento cause um pouco de dor. Esse movimento faz com que evite a formação de fibrose e ajuda na fixação da prótese no local. Já para os homens recomenda-se o uso de palmilhas de calcanhar. Em ambos os casos é indicado meia de compressão na primeira semana.
Recomenda-se o uso de sabão neutro ou glicerinado para fazer a assepsia do local durante o banho e após o banho o uso de pomada sobre as cicatrizes.