Se tem algo que está em moda no momento e é objeto de desejo de muitas mulheres é o preenchimento labial.
Felizmente ou não, nem todo mundo nasce com belos lábios carnudos, mas tê-los ficou mais fácil graças a evolução da Tecnociência e Nanotecnologia.
Mas como é uma técnica nova e se percebe muitos exageros por aí, fica-se em dúvida sobre a segurança e sobre o resultado.
Tenha certeza que, o preenchimento labial, é uma técnica que tem tudo para dar certo e fazer muitas bocas felizes, mas se realizado por um profissional habilitado, caso contrário você corre sério risco de sair do consultório com uma boca assimétrica.
Esclarecendo dúvidas:
Substâncias utilizadas para o preenchimento labial
Hoje, duas substâncias são consideradas seguras para o corpo humano: “ácido hialurônico e gordura autógena”.
- Ácido Hialurônico – ele é a matéria-prima do nosso colágeno e, portanto, reconhecido pelo organismo, mesmo quando sintético. Bastante usado para Preenchimentos Labiais, o ácido hialurônico quando aplicado nos lábios causa um efeito aumentado, na proporção combinada com o cirurgião.
- Gordura Autógena – Essa é uma novidade da nanotecnologia que usa a própria gordura do corpo humano, retirada do culote ou face interna do joelho. Essa gordura é tratada microscopicamente e como é um enxerto “células vidas” se o paciente ganhar peso considerável, a boca, por sua vez, ganhará a proporção que lhe cabe num aumento de gordura e massa corporal.
PMMA e Hidrogel – substâncias de risco à saúde
Embora a da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica não proíba o uso do Hidrogel e PMMA ela orienta que se tenha cautela e no caso do Metacril não recomenda o uso.
O polimetilmetacrilato (metacril) é um acrílico derivado do petróleo, portanto jamais será absorvido pelo corpo. Quando injetado com a finalidade de preencher rugas e deformidades ele age como se fosse um cimento, sua forma pastosa endurece dentro do corpo.
Os risco à saúde são:
Endurecimento, migração e deformação, alergia, infiltração, necrose, cicatriz hipertrófica.
Hidrogel é uma substância absolutamente sintética, composta de 98% de soro fisiológico e 2% de poliamida que não é produzida de maneira nenhuma pelo corpo. Embora seja um procedimento regulamentado, não há estudos suficientes que garantam a segurança da técnica em longo prazo, por isso é necessário ter cautela. O Hidrogel é um produto absorvível que fica no organismo por um período de até 2 anos, depois desse tempo, se o paciente quiser que o volume aumentado continue, é necessário fazer uma nova aplicação.
O que pode acontecer de erro?
O Hidrogel pode comprimir nervos ou vasos sanguíneos , pode ser injetado dentro de um vaso levando a sua obstrução, pode também causar inflamações e infecções.
Como é a aplicação com Ácido Hialurônico nos lábios?
Primeiramente é usada uma pomada anestésica no local, que tira a dor da picadinha.
O ácido hialurônico é injetado com uma agulha que já vem junto do produto e na sequência é preciso massagear o local para modelar.
Em média, o preenchimento é feito com 1ml de ácido hialurônico. Mais do que isso pode causar desarmonia entre boca e face e o médico precisa alertar a paciente sobre o que é adequado e o que é exagero.
A maioria das mulheres que aplicam o ácido hialurônico, fazem o preenchimento do lábio superior, que é mais fino. Mas depende muito do que se deseja com a aplicação:
Subir o volume: preencher o contorno labial.
Mais volume de preenchimento: aplicar a substância pelo lado interno da boca.
Qualquer preenchimento no corpo com ácido hialurônico está fadado ao término, pois o corpo absorve a substância em até 1 ano e meio. Como o nosso corpo também produz ácido hialurônico, isso minimiza as chances de uma alergia a ele, agora qualquer sinal de vermelhidão, mostre ao médico.
O resultado final após a aplicação você percebe após, em média, 5 dias, depois que o inchaço passar. Para refazer o procedimento por completo, sugiro um período acima de dois anos.
Para um bom pós-preenchimento, é necessário:
- Não pressionar e evitar qualquer tipo de pancada na região.
- Redobrar a atenção com copos e garfos.
- Fazer compressa de gelo na primeira hora após o procedimento.
- Fazer assepsia interna e externa para evitar infecções.
- Evitar maquiagem no local nas próximas 24 horas.
Se observar que álbum vaso sanguíneo foi atingido (região ficará roxa), basta esperar que o próprio corpo se encarregue do hematoma. Isso não compromete o resultado final.
Fiz preenchimento labial, mas achei exagerado, o que fazer agora?
Se você não gostou do resultado final, achou que ficou muito grande e não se adaptou, no caso do preenchimento com ácido hialurônico, o especialista pode aplicar uma substância chamada hialuronidase que é uma enzima que degrada e reverte a substância do ácido hialurônico na região aplicada.