Hoje vamos conversar sobre um assunto bastante frequente em tempos de internet, exposição da imagem e compartilhamento de fotos em redes sociais…
Sabe aquela foto que não ficou boa? Pode ser culpa do abaixamento da ponta nasal durante o sorriso.
O abaixamento da ponta nasal durante o sorriso pode ser corrigido cirurgicamente e ele também pode ter relação com o sorriso gengival, que falaremos em seguida.
A constante evolução tecnológica contribuiu para uma mudança de comportamento das pessoas, e hoje em dia as selfies já fazem parte da rotina de milhões de pessoas no mundo inteiro.
Mas, apesar das selfies caírem no gosto popular, muita gente ainda corre de fotos, pois não gostam do que veem naquela horinha que todos gritam “diga x”.
Já se perguntou porque quando você sorri aquele sorriso largo a ponta do nariz abaixa tanto?
Se isso é algo que te incomoda, que te inibe a tirar foto sorrindo, tão pouco de perfil, porque sente que o nariz fica projetado com a ponta para baixo, então é hora de corrigir esse problema, porque quando nos incomoda, se torna um problema.
Como dissemos, o sorriso gengival, aquele sorriso que expõe as gengivas, na maioria das vezes, tem uma íntima relação com o abaixamento da ponta nasal e a correção disso vem sendo cada vez mais procurada pelas pessoas.
Observe acima que ao sorrir, a ponta do nariz fica bastante caída e acaba expondo a gengiva.
Por que isso acontece?
Um dos músculos da face “o músculo depressor da ponta nasal”, quando ele é hiperfuncionante, hipertônico ou está encurtado, por estar em conexão com os demais músculos ele acaba baixando muito a ponta nasal durante o sorriso.
Então, quando a pessoa sorri, os músculos zigomáticos puxam o canto da boca e como está tudo interligado e esse músculo está ligado no lábio superior e na ponta do nariz, acaba puxando a ponta do nariz pra baixo. Só que ele também está ligado no lábio superior, então ele pode tanto puxar a ponta do nariz pra baixo, quanto puxar o lábio superior para cima, expondo a gengiva.
Tratamento
Quando a gente secciona (corta) esse músculo, o que pode ser feito pelo nariz ou pela boca, a intenção é melhorar a projeção do nariz e corrigir parcialmente o sorriso gengival.
Outra coisa que ajuda a corrigir o sorriso gengival é aplicar um pouco de toxina botulínica no músculo elevador do lábio superior e da asa nasal que também causa essa elevação e pode causar uma superexposição da gengiva.
Quando o paciente não quer ser operado, tem a opção de aplicar toxina botulínica no músculo depressor da ponta nasal.
Mas, é importante frisar que, a maneira cirúrgica, é definitiva, enquanto que a toxina botulínica dura um certo período. Quando só cortar o músculo não for o suficiente, podemos colocar uma estaca de cartilagem na columela (nariz) pra projetar a ponta, ou fazer uma técnica chamada tounge and groove.
É importante se amar antes de qualquer outra pessoa e gostar do que vê no espelho. Uma vez que isso não acontece por causa de pequenas imperfeições passíveis de correção, busque um profissional capacitado, que possa lhe ajudar através de procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos que resultarão numa melhor qualidade de vida.