No meio artístico é fácil identificar as pessoas que fizeram a cirurgia plástica de bichectomia, pois o “antes e depois” não deixa dúvidas, houve intervenção.
A cirurgia que retira gordura das bochechas está caindo no gosto popular e cresce o número de pacientes a cada ano que passa.
Você sabia que essa cirurgia nos EUA é feita há mais de 40 anos? Aqui no Brasil essa prática acontece há mais ou menos 20 anos, mas só recentemente caiu no gosto popular.
Entenda como a bichectomia funciona
A bichectomia envolve a retirada da chamada bola de Bichat, um acúmulo de gordura na região das bochechas que, quando aumentado, dá um aspecto arredondado a face.
A cirurgia geralmente é realizada com anestesia local e uma sedação leve. A incisão para se ter acesso às bolas de Bichat é intra oral e o procedimento tem duração media de 50 minutos. Não há necessidade de internação hospitalar: o paciente recebe alta no mesmo dia.
Acredita-se que a bola de Bichat tenha algumas funções, como auxiliar na sucção durante a amamentação. Ela impede que a mucosa da boca encoste uma do lado da outra durante a sucção. Isso explica o fato de as crianças lactentes terem as bochechas maiores que crianças mais velhas. Outra função importante da bola de Bichat é de proteção. Esse acúmulo de gordura serve como um coxim protetor de estruturas neurovasculares da face.
Por meio de dois cortes entre 1 e 3 cm dentro da boca, com anestesia local, com ou sem sedação, ou anestesia geral. A gordura é tracionada e retirada.
A cirurgia dura de 40 minutos a 1 hora.
A bichectomia é indicada para pessoas (homens e mulheres) que estão insatisfeitas com o formato arredondado do rosto em decorrência do acúmulo de gordura. O procedimento prevê a retirada dessa gordura, resultando num rosto mais fino e magro.
Resultado final
Nos primeiros dias após a cirurgia plástica aparece um inchaço na região, que vai diminuindo com o passar do tempo.
Devem ser evitadas atividade físicas e exposição social pelas próximas 72 horas pois é necessário que o paciente fique em silencia, sem falar e mexer muito a maçã do rosto.
Deve-se evitar nas primeiras 48 horas qualquer alimento com resíduos como farelos e grãos que possam ficar acumulando no local do ponto. Portanto, a alimentação deve ser mais pastosa.
É recomendado aplicar gelo ajuda nos primeiros dias, pois ele ajuda a diminuir o inchaço.
O resultado pode ser visto dentro de três semanas, mas só chega ao resultado final em seis meses.