Os motivos são inúmeros e cada vez mais as cirurgias plásticas são realizadas no Brasil. Mulheres e homens de todas as faixas etárias se submetem a técnicas e procedimentos cirúrgicos em busca do corpo perfeito, de correção de imperfeições ou de uma melhora no funcionamento do organismo.
O Brasil é um dos países onde mais se realiza cirurgias plásticas no mundo.
As cirurgias mais realizadas no Brasil são lipoaspiração e colocação de próteses mamárias. O país também é líder quando o assunto é rinoplastia.
Mamoplastia (prótese de silicone)
Muito conhecida das mulheres, a mamoplastia para aumento de seios lidera o ranking das cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil, desbancando a queridinha lipoaspiração.
A mamoplastia é indicada para mulheres que possuem os seios muito pequenos ou que sofreram grande redução de volume mamário. Mas também pode ser realizada quando a mulher apresenta os seios com tamanhos diferentes ou precisou retirar a mama devido ao câncer.
Pode ser colocado por trás ou pela frente do musculo. Por trás, o músculo peitoral é levantando para colocar a prótese e o procedimento torna-se mais invasivo, o que, na prática, aumenta o tempo de recuperação e o retorno às atividades físicas.
A cirurgia dura em média uma hora e geralmente é feita com anestesia local e sedação.
Lipoaspiração
Esta é a cirurgia plástica preferida, tanto do público masculino quanto do público feminino. Consiste em um procedimento para retirada de gordura corporal em áreas localizadas, deixando o paciente com um contorno mais bonito e harmônico.
A lipoaspiração é frequentemente realizada em associação com outras cirurgias plásticas, como a abdominoplastia e a lipo enxertia. Nesse ultimo, a gordura aspirada é centrifugada e pode ser usada como enxerto em outras regiões como os glúteos e os sulcos da face, por exemplo.
A lipoaspiração é uma opção boa para pessoas que estão próximas do peso ideal, necessitando apenas melhorar o contorno. A internação pode variar de algumas horas para um dia. O tempo total do procedimento é de aproximadamente de duas a quatro horas. O pós-operatório não costuma ser complicado, mas exige alguns cuidados como sessões de drenagem linfática para retirar fibroses e diminuir
os edemas.
Rinoplastia
A rinoplastia ocupa o terceiro lugar no ranking das cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil. Ela é o procedimento cirúrgico mais procurado para dar harmonia ao rosto.
Indicada para correção estética do nariz. Esse tipo de cirurgia é feito com o intuito de remodelar o perfil, o formato da ponta, o tamanho, projeção e até mesmo a largura do nariz. As técnicas são inúmeras e podem envolver enxertos de cartilagem, fraturas dos ossos do nariz e raspagem.
Pode ter função meramente estética, porém normalmente é feita em conjunto com uma septoplastia, para correção do desvio do septo.
O procedimento tem duração de aproximadamente 3 horas, com anestesia local ou geral.
Para voltar as atividades normais são necessários em média 7 dias. Após 3 semanas, os roxos do nariz já terão sumido, porém a regressão total do edema irá demorar por volta de seis meses. O resultado não é imediato, já que o nariz passa por uma série de readaptações. É necessário evitar friagem, sol e vento no primeiro mês após a cirurgia.
Pacientes que apresentem doenças prévias em fase aguda, mulheres em fase de amamentação e ainda pessoas em uso de medicamentos anticoagulantes, não podem passar por esse tipo de procedimento cirúrgico.
Portanto, consulte seu médio para maiores informações. Não há cirurgias sem riscos, porém esses riscos podem ser drasticamente reduzidos quando você está nas mãos de um bom profissional.