A lipoaspiração é um dos procedimentos mais procurados por homens e mulheres para eliminar as gorduras localizadas e definir a silhueta corporal. Felicidade e Realização é um desejo generalizado. E muitas pessoas atribuem felicidade a aparência física.
Quem busca aquele corpo dos sonhos, esculpido e bem definido pode encontrar na lipoaspiração um grande aliado para eliminar a gordura localizada indesejada.
Mas é preciso esclarecer algumas dúvidas, para que você não pense que lipoaspiração faz milagre – nem a lipoaspiração nem o cirurgião!
Hoje vamos esclarecer algumas dúvidas, bastante questionadas no consultório e redes sociais, sobre o método, tipos de lipoaspiração e resultados alcançados.
O primeiro ponto a salientar é que a lipoaspiração não é um método de emagrecimento e sim um método para retirar gordura localizada.
Os homens têm a tendência natural de acumular gordura na barriga, já as mulheres no quadril e culote. Essa pré-disposição ao acúmulo de gordura em lugares específicos, pode pertencer inclusive aqueles que tem hábitos saudáveis e praticam atividade física regular.
Qualquer pessoa tem gordura localizada no seu corpo: pessoas magras, pessoas gordinhas ou que sofreram emagrecimento – todas têm percentuais diferentes de gordura corporal.
Uma paciente pode ser magra e ter gordura localizada no quadril, abdome, culote, flancos, glúteos, coxas… Ou pode ter sofrido um emagrecimento (seja após uma dieta, gestação ou procedimento de redução de peso) e ter ficado com gordura localizada em alguma região difícil de eliminar apenas com atividade física.
Vale destacar que, para emagrecer de forma saudável, reeducação alimentar atrelada a atividade física é a forma mais segura e sadia para o organismo.
Lipoescultura – lipoaspiração com enxertia de gordura
Muitas pacientes, quando já estão em processo de emagrecimento e alcançam um nível de emagrecimento satisfatório, quando continuam com a dieta, o corpo acaba eliminando gorduras de lugares indesejados, como face e bumbum.
Por isso, a lipoaspiração é privilegiada, pois a gordura é retirada de um local ou locais específicos e quando o paciente tem indicação o cirurgião, pode ainda, tratar a gordura retirada e enxertar em outras partes do corpo que necessitem de volume.
Por exemplo, quando a paciente quer melhorar o contorno do glúteo, que é uma situação muito comum nos consultórios, o cirurgião plástico pode lipar os flancos (que é a região encima dos glúteos) afinando a cintura e enxertar a gordura retirada dos flancos no bumbum – o resultado é uma cintura mais afinada e um bumbum mais definido.
Então, a lipoescultura, pode ser associada a enxertia dessa gordura purificada, melhorando bastante o contorno corporal. É uma técnica que apresenta um resultado visível e favorável quando bem realizada.
Lipo light, hidrolipo, mini lipo e lipoaspiração convencional
Você já deve ter ouvido falar em lipo light, mini lipo, hidrolipo… Todos são termos diferentes, mas todos se referem a retirada de gordura localizada.
Vale frisar que cada paciente tem uma indicação diferente. Portanto, se será realizada uma lipoaspiração em uma área pequena lipo light/mini lipo ou em uma área maior, vai depender da indicação e desejo de cada paciente.
Lipoaspiração de alta definição
Lipoaspiração de alta definição deve ser realizada em pacientes que já tem uma musculatura definida, que tenham a pele espessa e já sejam magros.
O objetivo dessa técnica é desenhar, com uma cânula fininha, o contorno dos músculos (a linha central do abdome, as linhas arqueadas, marcando a fossa ilíaca). Lipo de alta definição nada mais é do que retirar a gordura que está sobre a musculatura, de forma contornada, praticamente desenhando sobre o músculo.
Por isso, pacientes que têm flacidez de pele, pacientes acima do peso e sem massa muscular definida, não têm indicação para lipoaspiração de alta definição.
O mais indicado é fazer uma lipoaspiração homogênea, diminuindo a espessura do retalho de gordura para que depois a paciente continue perdendo gordura e ganhando massa muscular.
Lipo de alta definição é um procedimento que existe, tem um bom resultado, mas tem suas indicações. Então cada caso precisa ser avaliado e analisada a indicação.
Uma lipoaspiração tradicional se bem realizada, pode ter um resultado incrível, principalmente quando o paciente, depois, inicia atividade física. A hipertrofia muscular (aumento do volume dos músculos) acarreta na perda de mais percentual de gordura, isso vai fazer com que a musculatura apareça embaixo do tecido de gordura.
Os melhores resultados são vistos em pacientes que estejam no seu peso adequado ou ligeiramente acima, sem flacidez de pele.