O contorno da face interna dos braços e coxas é importante para muitas pessoas, principalmente em países onde o clima permite a exposição frequente do corpo e das pernas. Infelizmente, o processo natural do envelhecimento e as grandes variações de peso, influenciados pela ação de hormônios, podem gerar depósitos de gordura localizada na face interna das coxas e braços. Além disso, pode haver flacidez de pele no local. Estas alterações podem resultar em assaduras e principalmente desconforto estético, influenciando os hábitos de lazer realizados ao ar livre. Felizmente, a cirurgia plástica pode ser capaz de melhorar o contorno destas regiões.
A braquioplastia e a cruroplastia são, respectivamente, cirurgia plástica indicada para tratar o excesso de gordura localizada, flacidez ou pele da região dos braços e coxas.
Indicação
Esses procedimentos cirúrgicos são normalmente indicados para quem possui uma flacidez severa e excesso de pele e gordura nos braços e coxas. Em geral, isso ocorre em pessoas que perderam muito peso (como após uma cirurgia bariátrica ou reeducação alimentar) ou quem tem predisposição genética para flacidez, principalmente após o envelhecimento. Para fazer a cirurgia é importante estar em boas condições de saúde e apresentar as indicações necessárias para a intervenção.
Pré-operatório
Para verificar se o paciente está em condições para realização da cirurgia, são realizados exames pré-operatórios, dentre os quais hemograma completo, coagulograma e exame de urina, entre outros, conforme a anamnese feita na primeira consulta.
A Cirurgia
A cruroplastia é realizada através de incisões de tamanho variável localizadas exatamente no sulco da virilha. Já a braquioplastia envolve o reposicionamento da pele no braço e a retirada de seu excesso, para eliminar a flacidez do local. A incisão é realizada na região axilar e estendida para a face interna dos braços. Caso a flacidez seja bem pouca, a cicatriz, porém, pode se localizar apenas na axila, mas quando ela é excessiva, a marca se estende também pelo braço, podendo chegar até logo antes do cotovelo.
Em ambos procedimentos, o cirurgião deve executar o fechamento da incisão com extremo cuidado para evitar o alargamento da cicatriz durante o pós-operatório. Naturalmente, a extensão das cicatrizes é diretamente proporcional ao grau de flacidez presente. De qualquer forma, estas cirurgias devem ser indicadas com extremo cuidado, pois as cicatrizes resultantes nem sempre compensam a melhora obtida em termos de contorno. Apesar disso, o número de pacientes satisfeitos após estas cirurgias tem aumentado significativamente ao longo dos anos.
Quando há presença também de gordura localizada, a lipoaspiração pode ser feita em conjunto com a braquioplastia e cruroplastia. O procedimento pode ser feito com anestesia local e sedação ou anestesia geral. Quando é feito somente o lifting da pele, a cirurgia geralmente leva duas horas. Caso seja associada à lipoaspiração, pode ser de três horas a mais.
Recuperação
- Mantenha repouso relativo nos 14 primeiros dias.
- Na cruroplastia evite afastar as pernas em demasia.
- Na braquioplastia evite levantar ou forçar os braços por pelo menos 21 dias.
- A higiene local deve ser extremamente cuidadosa durante este período para evitar infecções nas incisões.
- A drenagem linfática também é indicada para a redução do edema.
- É preciso usar malha elástica compressiva na região durante pelo menos 1 mês.
- Exercícios físicos em geral devem ser evitados por 60 dias, e exercícios específicos para o local só podem ser feitos após liberação do médico.
- Também é preciso proteger bem a cicatriz dos raios solares, para evitar que ela escureça.
- Para maior conforto, use roupas largas e fáceis de vestir após a cirurgia.
- Não utilize outros analgésicos além dos recomendados.
- Salvo em casos especiais, alimentação livre a partir do segundo dia, principalmente à base de proteínas (carnes, leite, ovos) e vitaminas (frutas).
- Em caso de pacientes com sobrepeso, poderá ocorrer, após o 8° dia, a eliminação de certa quantidade de líquido amarelado ou sanguinolento, por um ou mais pontos da cicatriz. Não se preocupe, porque se isto lhe ocorrer não significa complicação.
- Não se preocupar com as formas intermediárias nas diversas fases de evolução do pós-operatório. O resultado final será verificado cerca de 12 meses após a cirurgia.
- Aguarde para fazer sua dieta ou regime de emagrecimento após a liberação médica.
Possíveis complicações
As complicações e os riscos são inerentes a qualquer intervenção cirúrgica. Podem surgir hematomas, infecção, depressões e irregularidades na pele.
Consulte um médico especialista e se informe.