Nos últimos anos, cresceu o número de homens que estão optando por procedimentos de cirurgia plástica, e uma das mais procuradas é a abdominoplastia. Quem pensa que só as mulheres estão preocupadas em ter uma barriguinha livre de imperfeições se engana.
A procura por abdominoplastia masculina está associada ao desejo dos homens em obter um abdômen mais harmônico e equilibrado ao seu contorno corporal. Esta tendência não se limita a abdominoplastia, os homens também demonstram interesse em uma variedade de opções de cirurgia plástica masculina.
A abdominoplastia, tem por objetivo de retirar o excesso de tecido adiposo do baixo ventre, reduzir a flacidez e também melhorar a silhueta, concedendo à região um aspecto saudável. Diferente da lipoaspiração, que é a aspiração de tecido adiposo. Quando há excesso de gordura, esses dois processos podem ser associados.
O que muitos homens se perguntam: “é possível obter uma barriga sarada e definida apenas com a abdominoplastia?
Infelizmente a resposta é não. É importante salientar que para conseguir músculos definidos, é preciso seguir uma alimentação balanceada e saudável, além de manter uma rotina de exercícios físicos. Porém, com a abdominoplastia é possível conseguir resultados muito bons. Tudo irá depender da situação do paciente, aquele que possui menor acúmulo de gordura terá um resultado melhor que um paciente com mais flacidez e pneuzinhos.
Quem pode fazer abdominoplastia?
Nem todos os homens são candidatos a abdominoplastia. Aqueles que estão muito acima do seu peso não podem passar por esse procedimento. Como o objetivo da cirurgia é dar firmeza e melhorar a silhueta, é preciso estar o mais próximo possível do peso ideal.
Cuidados e advertências
Informe ao seu cirurgião sobre todos os medicamentos que você toma em uma base regular. Se você fuma, o cirurgião irá discutir a importância de parar de fumar antes de sua abdominoplastia.
A cirurgia
Realizando-se sob anestesia epidural ou geral, esta intervenção consiste numa incisão por cima do púbis e que se prolonga até às ancas. É feita uma marcação em elipse, em que a incisão se faz na parte inferior. Não tem incisão vertical. De acordo com a elipse marcada é que se faz a retirada da pele.
O tempo de duração da abdominoplastia pode variar entre duas até cinco horas. O tempo varia conforme a extensão do tratamento, quantidade de tecido a ser removido e da associação ou não da lipoaspiração.
Pós-operatório
O período pós-operatório segue com repouso de até duas semanas, utilização de malha compressiva durante aproximadamente dois meses, bem como evitar a exposição solar prolongada.
De acordo com a indicação médica é necessário a utilização de dreno e o período de uso varia.
É possível observar um resultado muito próximo do final a partir do sexto mês, uma vez que os inchaços e manchas roxas já foram praticamente eliminados
A cicatriz é praticamente imperceptível. Devido ao formato natural do corpo masculino, a tendência é que a cicatriz fique praticamente reta, bem rente ao pelos pubianos, proporcionando uma camuflagem.
Em caso de dúvidas e maiores informações, consulte um profissional, marque uma avaliação e tire suas dúvidas.