Segundo o IBGE, a expectativa de vida do Brasileiro aumentou 30 anos de 1940 até os dias atuais. Se antes esperava-se viver em média 45 anos, hoje almeja-se chegar aos 75 anos com muita saúde e vitalidade.
Claro que, para chegarmos a esse resultado, muita coisa mudou no país e o que mais tem contribuído para a longevidade são os avanços da medicina e às políticas de saúde pública.
Observamos que as pessoas têm chego na terceira idade com muita disposição para o trabalho, praticando atividade física e com saúde (e atitudes saudáveis).
Para as mulheres a expectativa é ainda maior, 79,4 anos, segundo pesquisa do IBGE realizada em 2016.
Para muitas pessoas a vida está apenas começando: aposentadoria – tempo livre – filhos encaminhados – dinheiro para curtir a vida.
Por isso, é o momento que muita gente aproveita para dedicar um tempo a si e aos cuidados e correções com o corpo. É a hora que procurar o cirurgião plástico!
Realizar cirurgias plásticas após os 60 anos de idade é completamente normal e há várias indicações de procedimentos. As cirurgias mais buscadas por mulheres e homens estão menos relacionadas com a estética e mais com as necessidades diárias; são as cirurgias na face, no abdômen e de correções das mamas.
Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras)
A blefaroplastia melhora a aparência de pálpebras superiores e inferiores. O procedimento, normalmente, é o primeiro passo no processo de rejuvenescimento facial. A técnica elimina o excesso de gordura e ameniza as pálpebras caídas, que causam o aspecto envelhecido e cansado. Ela pode ser realizada isoladamente ou em conjunto com outros procedimentos de rejuvenescimento facial, como o lifting na face.
A cirurgia é iniciada a partir das marcações dos locais de incisão pelo cirurgião plástico, cujas linhas seguem as dobras naturais das pálpebras superiores e inferiores, permitindo que a cicatriz fique escondida. A gordura e excessos de pele são removidos no mesmo procedimento.
Há dois tipos de cirurgia nas pálpebras. Um é destinado à correção das pálpebras superiores, onde o excesso de pele e a gordura são removidos e a incisão fica escondida numa prega natural. O outro é para as pálpebras inferiores, em que a incisão é realizada na base dos cílios e fica praticamente invisível.
Lifting de sobrancelhas
O lifting de sobrancelhas abrange técnicas simples, com cortes mínimos, como a suspensão das sobrancelhas com fios, e técnicas mais complexas, com grandes incisões, como a frontoplastia aberta. Entre os dois extremos, há ainda a frontoplastia endoscópica e a cirurgia plástica de ressecção da pele acima dos supercílios.
Frequentemente o lifting de sobrancelhas se associa a outros procedimentos, tais como:
- cirurgia plástica de rejuvenescimento da face (ritidoplastia);
- cirurgia plástica de rejuvenescimento das pálpebras (blefaroplastia).
A alternativa não cirúrgica para o reposicionamento dos supercílios é aplicar toxina botulínica. Além disso, o uso de peeling a laser na região frontal pode causar a reorganização do colágeno e um efeito de elevação dessa região.
Abdominoplastia
A abdominoplastia é um procedimento que remove o excesso de pele e gordura do abdômen e, também, reposiciona os músculos da parede abdominal. Fatores como a gravidez e a perda de peso podem provocar o afastamento dos músculos da parede abdominal. Nessas situações, a pele também perde elasticidade e, por vezes, ganha estrias, torna-se mais flácida e forma pregas que a abdominoplastia permite melhorar.
Mamoplastia redutora
A mamoplastia redutora remove o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele. O intuito é atingir um tamanho de mama proporcional ao corpo da paciente e aliviar o desconforto associado aos seios muito grandes. Mamas com volume excessivo podem causar, em algumas mulheres, problemas emocionais e de saúde.
Reparo em homens
Olhos e pálpebras são as cirurgias plásticas mais buscadas pelos homens acima dos 60 anos de idade. Eles procuram, principalmente, reparar a visão, devido à flacidez da pele da pálpebra.
Quais cuidados são necessários nessa idade?
São poucas as restrições para a realização de cirurgias plásticas após os 60 anos de idade. Mas, uma das restrições é evitar realizar mais de um procedimento ao mesmo tempo. Outro fator a ser considerado em pacientes idosos é a expectativa sobre os resultados de uma cirurgia plástica. Cabe ao cirurgião plástico ser sincero e profissional ao informar os retornos reais de cada procedimento.
Apesar de toda saúde e disposição, já a partir dos 50 anos muitas doenças crônicas surgem, típicas da idade, mas que precisam ser controladas no dia a dia. O mais importante é que essas doenças estejam controladas.
Conheça as doenças mais comuns na terceira idade
Infarto, angina, insuficiência cardíaca
Fatores: Pouca atividade física (sedentarismo), fumo, diabetes, alta taxa de gordura no sangue (colesterol) e obesidade (excesso de peso).
Pressão Alta (hipertensão)
Fatores: Obesidade, sedentarismo e excesso de estresse.
Câncer
Fatores: Fumo, tomar muito sol, alimentação inadequada, obesidade, casos na família, alcoolismo.
Diabetes
Fatores: Obesidade, sedentarismo, casos na família.
Alzheimer
Fatores: Doença de origem ainda desconhecida. Caracteriza- se por ser uma doença cerebral degenerativa.