A obesidade é um problema que atinge milhões de brasileiros segundo o IBGE, o excesso de peso não prejudica somente a estética e autoestima, mas principalmente a saúde dessas pessoas. Antes de qualquer cirurgia plástica, uma pessoa obesa precisa estar psicologicamente aberta a todas as mudanças e processos que iram acontecer após a tomada de decisão de emagrecer e buscar por saúde. É um processo longo e demorado, mas que no final vai valer a pena e transformar de vez a vida dessa pessoa.
O primeiro passo
O processo de emagrecimento de pessoas obesas geralmente começa por uma cirurgia bariátrica, esse procedimento consiste em reduzir o peso e o IMC do paciente, o que está mais ligado a saúde do que ao próprio emagrecimento de fato. Há maneiras diferentes de realizar essa cirurgia, ela pode somente reduzir o estômago, fazendo com que a pessoa ingira menos alimentos, e assim diminua seu peso ou pode além de reduzir o tamanho do estômago, desviar o trânsito intestinal, reduzindo a ingestão de alimentos e a absorção deles.
Mas é claro que a pessoa obesa pode perder peso por meio de dietas recomendadas por nutricionistas e exercícios físicos frequentes, só que esse processo requer muito mais dedicação e acaba sendo abandonado por muitas pessoas que começam por ele. Apesar de ser uma maneira muito saudável de perder peso, no caso da obesidade onde já se está com problemas de saúde e precisa-se perder muitos quilos é mais frequente optar pela cirurgia bariátrica.
Consequências pós perda de peso
Feita a cirurgia bariátrica o paciente vai começar a perder peso por um período de aproximadamente 2 anos, isso depende de cada pessoa é claro. Após o peso se estabilizar está na hora de começar a pensar nos próximos passos, isso vai acontecer tanto com a perda de peso por meio de cirurgia quanto por meio de alimentação e exercícios. Com a grande perda de peso, a pele que antes estava esticada e mantida pela gordura, agora está caída e flácida, o que dá uma falsa sensação de realização aos pacientes pois mesmo depois de perder vários quilos eles ainda se sentem desconfortáveis no próprio corpo pelo excesso de pele que inevitavelmente vai continuar ali.
Com a saúde restabelecida e sem riscos grandes a vida, o paciente pode procurar seu médico para encontrar a melhor solução para todo o excesso de pele que se localiza principalmente no abdômen, braços, pernas e mamas. Ainda é uma fase difícil para o paciente, a autoestima nesse período do processo tende a cair e a ansiedade por ter o corpo desejado aumentar notavelmente, porém a calma e paciência são as melhores aliadas nesse momento.
O que pode ser feito para corrigir a flacidez da pele?
É de extrema importância que o paciente esteja em dia com a sua saúde e praticando exercícios físicos regularmente para que tudo corra bem nos próximos passos do processo de emagrecimento. Um dos procedimentos indicados para lidar com o excesso de pele pós perda de peso é o Body Lift.
Body Lift
Não é só uma cirurgia, mas sim um grupo delas na mesma sessão. Pode ser chamado de Upper Body Lift (lifting da região superior do corpo), Lower Body Lift (lifting da região inferior do corpo) ou Total Body Lift que é o conjunto todo.
Esse tipo de lifting cuida da flacidez nas nádegas, mamas, abdômen, face, cintura, quadril e coxa remodelando a pele e retornando-a para sua posição original antes da flacidez ser causada. Seu cirurgião plástico avaliará seu caso e definirá qual a melhor opção para você, se fazer o lifting por partes ou tudo junto de uma só vez.
Para realizar esse procedimento o paciente deve estar em peso estável, saudável, sem contraindicações médicas, e que esteja motivado e consciente dos resultados do procedimento. Não se deve fumar por pelo menos um mês antes da cirurgia, nem se submeter a ela caso apresente infecções, doenças dermatológicas ativas na área de operação ou dificuldades de cicatrização.
A cirurgia leva de três a oito horas, o pós operatório dura de três a seis semanas após a cirurgia. Deve ser feito corretamente o uso de antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos que seu médico recomendar, além de usar uma cinta compressiva na área operada e repousar pelo tempo determinado pelo cirurgião. O resultado é notável e após toda a recuperação e que o corpo desinchar você vai sentir fundo a diferença, pode ser que demore uns dias para ter completamente o equilíbrio pois a perda de peso e pele muda a sua noção de espaço, mas logo se acostumará.
O importante é sempre ter saúde e amar o próprio corpo, saber reconhecer quando é necessário passar por um processo desses não significa que você precise odiar o corpo em que está, é com dedicação e mantendo sua saúde mental em boas condições que você chega no seu objetivo. Se ame e faça o melhor para você, cuidando sempre da sua saúde com boa alimentação, exercícios físicos e consultas regulares ao médico.