Muitas pessoas não estão conscientes sobre a utilização de medicamentos antes e depois de cirurgias, alguns deles não devem ser tomados como em dias normais e você deve informar seu médico sobre absolutamente todos os remédios que vem tomando antes da cirurgia, assim o médico poderá lhe passar as recomendações para um bom procedimento sem riscos.
No pré-operatório
Por no mínimo 15 dias antes da cirurgia deve-se parar de ingerir medicamentos derivados de ácido acetil salicílico (os mais comum são a Aspirina e Melhoral). Também entram nesse grupo todos os medicamentos contraindicados em caso de suspeita de dengue, eles prejudicam a coagulação e favorecem o aparecimento de hematomas após a cirurgia.
Não usar nenhum tipo de anticoagulante e nem medicamentos à base de vasodilatadores e ervas (como ginco biloba), pois esse tipo de substância aumenta a circulação do sangue e assim quando feito o corte vai aumentar o volume e frequência do sangramento, dificultando o fechamento e cicatrização.
O uso de anticoncepcionais hormonais (pílula e adesivo) também é perigoso nos dias que antecedem a cirurgia. O anticoncepcional aumenta o risco de trombose em cirurgias com anestesias peridural, ráqui ou geral.
Todo e qualquer tipo de medicamento para emagrecer deve ser parado de tomar pelo menos 15 dias antes do procedimento, inclusive os diuréticos. Dipirona, Paracetamol e Ibuprofeno devem ser questionados com seu médico cirurgião, anti-inflamatórios em geral devem ser evitados.
No pós-operatório
Após cirurgias é inevitável que se lide com a dor vez ou outra. Para amenizar, os médicos costumam receitar alguns remédios com dosagens e hora certa para ingeri-los. Se a dor estiver muito forte e os remédios e dosagens recomendadas não adiantarem procure seu médico, não vá a farmácia e compre qualquer medicamento sem a prescrição de um médico. Essa não é uma dor como outra, ela surgiu de um procedimento cirúrgico e deve ser lidada com mais cuidado.
Os riscos de trombose e necrose são altos na primeira quinzena após a cirurgia, não volte a tomar o anticoncepcional antes dos 15 dias. Evite qualquer tipo de anticoagulante (a não ser que seja prescrito pelo cirurgião) por pelo menos 21 dias. Use a meia antitrombo pelo tempo indicado e evite ficar muito tempo se mexer as pernas.
Só retorne aos medicamentos do dia a dia no período de tempo que seu médico indicar. É importante seguir essas orientações para não prejudicar sua saúde e a cicatrização dos seus cortes. Essas regras servem tanto para cirurgias plásticas quanto para de outros procedimentos, cada caso é específico e único então não deixe de informar todos os medicamentos que você toma para o médico, não importa para que fim sejam.
Evite riscos e siga todas as recomendações dadas pelo cirurgião! Para um bom procedimento com um resultado esperado e sem complicações, é preciso o total diálogo entre médico e paciente. Converse com seu cirurgião e tire todas as dúvidas.