São considerados procedimentos pouco ou minimamente invasivos os procedimentos sem corte e sem grandes incisões na pele, com poucas chances de causar complicações, sem internação, de rápida recuperação e que não interferem drasticamente na rotina pessoal do paciente.
Embora os procedimentos sejam menos invasivos, você precisa saber que o profissional que o realiza deve ser especialista, visto que mexerá com materiais que podem causar danos a saúde e sérias complicações se não for manuseado corretamente.
Podemos citar como vantagens:
- Causam menos sensação de dor;
- Não afasta o paciente de sua rotina de trabalho por um grande período de tempo;
- Possuem um custo menor;
- Os resultados são semelhantes aos procedimentos que são mais invasivos.
A grande desvantagem é que muitos dos procedimentos minimamente invasivos têm efeitos com duração de curto e médio prazo, ou seja, não é definitivo, após um período, você precisará repeti-los para manter o bom resultado do tratamento.
Conheça 3 procedimentos minimamente invasivos:
Dermoabrasão
A dermoabrasão ajuda a refinar as camadas superficiais da pele através de um método controlado de raspagem cirúrgica. Essa raspagem acontece na camada mais superficial da pele com uma escova metálica áspera ou um instrumento que contém partículas de diamante. Seu objetivo é suavizar as irregularidades da superfície e melhorar a aparência de cicatrizes de acidentes (como as de acne) ou cirurgias prévias.
A dermoabrasão pode ser realizada sob anestesia local e sedativo e dura até 1 hora e meia.
Laser
O laser envia feixes curtos e concentrados de luz à pele, removendo as células danificadas de maneira precisa, uma camada por vez. Os feixes removem a camada externa, a epiderme, e, simultaneamente, aquecem a camada abaixo, chamada de derme. Esta ação estimula a produção de colágeno para que a nova pele seja mais lisa e firme.
O objetivo da técnica é reduzir rugas faciais, cicatrizes e manchas, ele também pode melhorar linhas finas e rugas ao redor dos olhos, testa, boca, cicatrizes de acne e catapora, pele danificada pelo sol, verrugas, marcas e sinais.
No procedimento facial a laser, a pele recebe anestesia local e o paciente recebe analgésicos e sedação; o tempo varia de 30 a 2 horas.
Peeling Químico
O peeling químico utiliza uma solução química de fenol, o ácido tricloroacético e ácidos alfahidróxidos que juntos suavizam a textura da pele, removendo as camadas exteriores danificadas pelo sol, acne, cicatrizes, manchas, sardas, pigmentação irregular, pele áspera e descamativa ou idade avançada.
Os procedimentos minimamente invasivos dependem da prescrição médica e também apresentam restrições. Não coloque sua saúde em mãos que não receberam a devida capacitação, médicos especialistas dedicam muitos anos de sua vida ao estudo da especialidade.