A cirurgia íntima chamada de Ninfoplastia é um procedimento que reduz o tamanho e muda o formato dos pequenos lábios vaginais. Algumas mulheres apresentam um crescimento excessivo desses lábios, o que causa desconforto e baixa autoestima diante de relações sexuais e exposição a outras pessoas.
Quando procurar a cirurgia?
A hora certa de procurar por essa cirurgia é você que vai decidir, esse crescimento excessivo é mais comum do que se imagina, cada vez mais mulheres se libertam do medo e angustia com o próprio corpo e procuram um cirurgião em busca de solução para esse problema. O principal fator que leva as mulheres a procurar por um cirurgião e se interessar nesse procedimento é a vergonha e desconforto que sente por causa desse excesso que muitas vezes acaba atrapalhando a mulher em seu desempenho sexual, afetando o psicológico e a deixando constrangida consigo mesma.
O grande crescimento dos lábios vaginais também poder ser causa de dor durante relações sexuais, o atrito nos lábios pode causar irritabilidade e assim incomodar a mulher. Também há casos em que em que encontra dificultado em higienizar a região da vagina, o que provoca acumulo de secreções e urina levando a infecções, como a candidíase.
Como é feita a cirurgia?
Para a realização da cirurgia geralmente é usado uma anestesia local e sedação, fazendo com que a paciente durma durante o procedimento. A quantidade a ser retirada vai ser de acordo com a sua vontade juntamente com a opinião de seu cirurgião. O cirurgião vai retirar o excesso e reconstruir a estrutura, dando forma e deixando a região o mais simétrica possível, ao final são dados pontos que são na maioria absorvíveis e caem sozinhos.
Cuidados e recuperação
É um procedimento rápido que dura em média 40 minutos, a paciente pode retornar a sua casa no mesmo dia. Se o trabalho for leve e a mulher fique sentada como em um escritório, ela pode voltar em até 3 dias, mas se o trabalho exigir grandes esforços e caminhadas é indicado que a paciente volte depois de 3 semanas.
Relações sexuais devem ser evitadas por 30 dias ou até que os pontos estejam fortes o suficientes para que não se abram. Um medo das pacientes é a redução da sensibilidade na vagina após a cirurgia, isso não acontece frequentemente, porém pode ser que a sensibilidade não esteja totalmente normal logo após o procedimento, mas por volta dos 30 dias quando a cicatrização já estiver quase completa, a sensibilidade vai estar totalmente recuperada.
Devem ser tomados cuidados como na hora do banho, use água morna e sabonete neutro. Se estiver em período menstrual após a cirurgia, é indicado que use somente absorventes internos porque o uso dos externos podem abafar os pontos e prejudicar a cicatrização. Sempre importante usar calcinhas folgadas e de algodão, para que a região consiga respirar e assim ter uma melhor recuperação.
Quais os riscos da cirurgia?
Dor e inflamação após a cirurgia podem ser apresentados, mas sempre em uma intensidade leve e moderada que pode ser cuidada com anestésicos básicos, mantenha o repouso por 3 dias para evitar grandes inflamações enquanto os lábios estão muito inchados. Por ser um procedimento simples, não costuma haver muitos riscos, o que pode acontecer são os riscos normais de toda cirurgia como infecções, sangramentos e rejeição a anestesia.
O importante é estar bem consigo mesma, não tenha medo de conversar com seu parceiro sobre esse fator que lhe incomoda e nem de procurar um cirurgião para resolver de vez essa aflição. A cirurgia pode levantar sua autoestima, sua vida sexual e o seu psicológico que vinha a ser atormentado por suas inseguranças, é um procedimento simples e vale a pena. Procure seu médico e converse com ele.