A cirurgia de orelha, também chamada de otoplastia, é realizada quando a forma, posição ou estrutura do órgão incomodar o paciente. Ela também poderá ser realizada quando deformidades de nascença ou decorrentes de acidentes demandem pela intervenção cirúrgica. O objetivo é criar harmonia entre a posição/ tamanho das orelhas e a face, dando-lhes uma aparência natural. Muito mais do que alterações estéticas a cirurgia irá impactar diretamente na autoestima do indivíduo, refletindo no desenvolvimento emocional, principalmente das crianças, que muitas vezes são vítimas de bullings por causa dessa condição.
Procedimentos faciais
Otoplastia
A Otoplastia, cirurgia plástica das orelhas, é realizada quando a forma, posição ou estrutura do órgão incomodar o paciente.
-
Quem pode fazer?
A partir dos sete anos a criança já poderá fazer a correção, pois este é um período em que a orelha já está totalmente formada e quase do tamanho da orelha do adulto.
-
Recuperação
No primeiro dia, a orelha ficará protegida por uma espécie de touca. Depois, por um período de 30 dias, o paciente deverá usar uma faixa para proteger as orelhas e mantê-las bem posicionadas. O uso de analgésicos potentes garantem uma recuperação tranquila e confortável.
-
Duração da cirurgia
Geralmente, em torno de 90 a 120 minutos.
-
Anestesia
Em crianças é dada anestesia geral, nos adultos a anestesia é local, podendo ser com ou sem sedação.
-
Internação
Depende do tipo de anestesia utilizada. Quando ela é local, internação de quatro horas; quando é geral, 8 horas.