O que é ?
Os fios de sutura são compostos de ácido poli-láctico com cones ou ganchos acoplados, que promovem uma sustentação do tecido onde são colocados. Por serem de material absorvível, não apresentam os mesmos riscos dos fios anteriores (fio russo, fio de ouro, etc), que podiam migrar e ainda causar complicações como formações de granulomas de corpo estranho. Além do efeito de tensão e melhora da flacidez, o material também estimula a regeneração do colágeno, melhorando o aspecto final da pele, promovendo um benefício duplo.
Como funciona a técnica?
Os fios de sutura absorvíveis são aplicados por meio de duas agulhas no local desejado para o efeito “lifting”. Previamente é realizada uma anestesia local apenas nos pontos de entrada e saída da agulha. É um procedimento realizado em sala de procedimento adequada, sem necessidade de cortes cirúrgicos ou sedação.
Em geral, para a colocação de 2 fios, são necessários 30 minutos de procedimento. Ao final, o paciente pode voltar às suas atividades habituais. Os fios apresentam uma duração em torno de 18 a 24 meses. Depois disso, a técnica pode ser aplicada novamente conforme a necessidade do paciente.
Quais os locais mais comuns de aplicação dos fios?
O local mais comum de aplicação é na porção inferior do rosto, e região do “bigode chines”, e geralmente são realizados para postergar a necessidade do lifting facial cirúrgico.
Outros locais que podem receber a aplicação dos fios são: maxilares, sobre as sobrancelhas para um efeito de lifting do supercílio, pescoço, dentre outras.