Estudo comprova que o risco de morte em pessoas sedentárias é 5 vezes maior do que em uma pessoa ativa.
Não ocasião, mais de 120 mil pacientes foram acompanhados, com testes físicos práticos, durante 24 anos (1º de janeiro de 1991 a 31 de dezembro de 2014). A análise dos dados foi realizada no período de 19 de abril a 17 de julho de 2018.
A gente sempre soube que atividade física é algo importante pra saúde, esse discurso está alinhado com qualquer profissional da área da saúde. Qualquer pessoa pode confirmar que atividade física, boa alimentação, baixa carga de estresse e boas noites de sono são os fatores mais importantes para uma vida longa e saudável.
A grande descoberta divulgada esse mês pela revista JAMA, surpreende até quem é da área da saúde. O estudo mostra que ser sedentário pode ser pior do que quem tem o hábito de fumar, ou pior do que quem tem uma doença como diabetes e pior que algumas doenças cardiovasculares.
É assustador né! O sedentarismo está sendo comparado a doenças sérias, que se não controladas impactam diretamente da qualidade de vida e causam risco de morte. Por isso, precisamos incorporar “hoje” atividade física a nossa rotina, se quisermos viver mais e deforma saudável.
A aptidão cardiorrespiratória desenvolvida através de um bom condicionamento físico é fator de saúde em todas as fases da vida. Não importa a idade, comece o quanto antes uma atividade física que condicione seu corpo, e terá chances de viver mais.
O Sedentarismo passou a ser considerado como se fosse uma doença, pois ele encurta sua vida mais que algumas doenças.
Como começar uma atividade física e se manter frequente?
Muita gente começa, mas manter-se frequente nessa atividade é que é o grande desafio. Seja musculação, hidroginástica ou caminhada, a gente acaba priorizando outras coisas, como o trabalho e família, e deixamos de lado aquela 1 hora de treino.
O que precisamos entender é que atividade física a curto, médio e longo prazo, nos proporcionaria saúde e mais energia: no trabalho somos mais criativos, para a família somos mais dispostos, ela combate o stress, a depressão, e agora sabemos que movimento é saúde, inércia é doença.
Vamos as dicas:
Comece leve, com caminhadas, alongamentos, bicicleta ou musculação;
Pratique atividade física perto de casa ou no caminho de deslocamento para o seu destino, como cursinho, trabalho ou seu local de estudo;
Convide amigos para iniciar alguma atividade física, assim um da força para o outro.
Procure realizar algo que goste; se curte dançar, por exemplo, procure uma escola de dança, as aulas são de moderadas a intensas, há bastante movimentação e gasto calórico.
Atrele a atividade física uma alimentação saudável. Deixe as extravagâncias apenas para o final de semana.
Respeite o limite do seu corpo.
E lembre-se, o bom resultado de uma cirurgia plástica depende muito do cumprimento correto do pós-operatório, de uma boa alimentação, da prática de atividade física e em geral hábitos saudáveis.