Você decide fazer aquela tão sonhada abdominoplastia, ou quem sabe rinoplastia, então se organiza financeiramente, pede indicação de um bom médico aquela sua conhecida e marca uma consulta.
Grande parte das mulheres faz exatamente assim… Não que estejam erradas, mas em se tratando do seu corpo e sua saúde, você precisa se munir de informação e conhecimento sobre tudo que envolve uma cirurgia plástica.
Pensando em “você” em primeiro lugar, na sua saúde e bem-estar, nós vamos te informando aos poucos sobre pontos importantes na hora de escolher um profissional, uma clínica e mesmo cuidados que deve ter consigo mesmo(a) meses antes da cirurgia plástica.
A cirurgia plástica evoluiu muito nos últimos anos e, como consequência disso, houve um aumento significativo no número de cirurgias realizadas no mundo.
Você sabia que o Brasil é o 2º no ranking de cirurgias plásticas do mundo?
Isso se dá em função do avanço tecnológico e inovações científicas que trouxeram novas opções terapêuticas e anestésicas que em conjunto diminuem os riscos e colaboram com quem deseja se submeter a algum procedimento.
Atrelado a isso existe a vaidade de homens e mulheres, pois possuímos uma cultura que presa pelo bem estar físico, e isso faz toda diferença.
Segundo dados de 2014 da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, o Brasil é o segundo no ranking mundial de cirurgias plásticas, mais de 1,3 milhão de operações foram realizadas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica possui inúmeros protocolos que devem ser seguidos pelos médicos especialistas que asseguram bem estar do paciente. As medidas incluem:
- Avaliação de risco – triagem para analisar sua história patológica pregressa, idade, IMC, etc.
- Avaliação Cardiológica – consulta e exames médicos com cardiologista.
- Exames específicos – ultrassonografia, tomografias, exames laboratoriais poderão ser solicitados conforme porte da cirurgia e/ou histórico clínico do paciente.
- Identificação de alergias e drogas não bem toleradas pelo paciente.
- Emagrecimento – pacientes acima do peso deverão emagrecer antes da cirurgia até alcançarem o peso necessário para operarmos com segurança.
- Tabagismo – pacientes que fumam devem parar de fumar 1 mês antes da cirurgia.
- Medicações – medicamentos como AAS, sonrisal, arnica, vitamina E, ginco-biloba devem ser suspensos 7 dias antes da cirurgia, pois podem interferir na coagulação sanguínea.
- Uso de ACO – anticoncepcional oral com altas doses de estrógeno ou estradiol deve ser suspenso 15 dias antes da cirurgia.
- Avaliação vascular – pacientes com varizes ou insuficiência venosa deverão passar pela avaliação do cirurgião vascular.
- Ultrassom de mama e ou avaliação com mastologista – quando necessário em cirurgias de mamas.
- Equipe – trabalhamos com uma equipe cirúrgica, anestesista e enfermagem própria e exclusiva, desta forma trabalhamos em sintonia e bem treinados diminuindo consideravelmente a chance de cometer falhas ou esquecimento.
- Centro cirúrgico bem equipado e em concordância com as normas da Anvisa.
- Acompanhamento pós-operatório – frequente no consultório e visita domiciliar pela equipe de enfermagem para certificação de que todos os procedimentos estão sendo realizados corretamente.
- Prevenção de TVP (trombose venosa profunda) – A TVP é uma patologia rara mas que pode acontecer em períodos de recuperação pós cirurgia, em decorrência da formação de coágulos sanguíneos em veias da perna.