O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado para conscientizar a população mundial dos riscos do câncer a saúde e suas formas de prevenção. Essa, que é a segunda doença que mais mata, só perde para doenças cardiovasculares.
Por ano, mais de 12 milhões de pessoas, no mundo, são diagnosticadas com câncer e cerca de 8 milhões morrem. Estima-se que, se nada for feito, em 2030 tenhamos mais de 26 milhões de novos casos e 17 milhões de mortes.
Cerca de 1/3 dos casos de câncer podem ser evitados se a população não fumar, reduzir o consumo de álcool, se alimentar adequadamente e praticar atividade física. O tabagismo, associado a ingestão de álcool responde por 22% dos casos de morte por câncer.
Melhor do que combater, é prevenir; por isso invista em cuidados básicos a sua saúde.
Em se tratando de câncer de pele, os dados são bem preocupantes, pois, o número de mortes cresceu no Brasil cerca de 55% na última década, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Para 2016 o INCA estima 5.670 novos casos.
A prevenção é simples
Evite a exposição ao sol nos horários entre 10h e 16h, que é quando os raios solares estão mais intensos.
Nos horários em que estiver exposto ao sol, use proteção solar como, chapéus, guarda-sol, óculos escuros e principalmente filtro solar (com FPS igual ou superior a 15).
Pessoas de pele clara precisam dobrar a atenção, pois estão mais propensas a este tipo de neoplasia maligna.
Autoanálise
O câncer de pele pode ser dividido em 2 tipos principais, o carcinoma basocelular que é o mais frequente, e o escamocelular.
Observe seu corpo! Qualquer mancha que tenha apresentado crescimento, ou mudança de cor deve ser analisada por um especialista, principalmente se esta mancha for em um lugar de constante exposição solar.
Todo câncer detectado com antecedência tem grandes possibilidades de cura.
No verão
O verão é uma tentação a vaidade feminina. Quem não gosta da pele bronzeada? Aquela marquinha do biquíni aparecendo? Ou ainda, passar o dia inteirinho na praia?
Cuidado! São justamente as queimaduras adquiridas nessa época do ano que, além de acelerar o envelhecimento precoce da pele, aumentam as chances de se adquirir alguma neoplasia.
Aproveite a estação com moderação!
O tratamento
Assim que diagnosticado, o câncer de pele pode e deve ser removido. Isso se dá através de cirurgia, criocirurgia ou ainda pode envolver sessões de radioterapia.
O cirurgião plástico removerá lesões cancerígenas utilizando técnicas especializadas para preservar a saúde e aparência de sua pele.