O preenchimento cutâneo facial é uma técnica que consiste na injeção de substâncias sob a área a ser tratada, com o objetivo de corrigir sulcos, rugas ou cicatrizes. O preenchimento facial também pode ser utilizado para aumentar os lábios ou modificar o contorno da face. O resultado é imediato com a suavização das marcas e uma aparência mais jovem e hidratada.
O método é minimamente invasivo e preenchedor mais usado é o ácido hialurônico.
PREENCHIMENTO ÁCIDO HIALURÔNICO
O ácido hialurônico (AH), presente em vários cosméticos com a finalidade de hidratar e restaurar peles danificadas, é uma substância produzida naturalmente pelo nosso organismo e que preenche os espaços entre as células corporais garantindo sustentação e vitalidade aos órgãos e sistemas.
Quando a pele é jovem, lisa e elástica, existe nela grande quantidade de ácido hialurônico, e conforme o organismo vai envelhecendo, esse composto vai se tornando mais escasso, o que gera na pele aspecto mais seco e envelhecido.
Fatores como excesso de exposição solar, estresse, falta de hidratação e má alimentação provocam uma degradação precoce do ácido hialurônico, acentuando rugas e sulcos faciais e ainda acarretando na perda de volume de algumas regiões.
Como funciona:
Esse produto é utilizado em géis concentrados que são injetados diretamente no tecido que se deseja tratar. Além do efeito preenchedor ele tem capacidade de atrair moleculas de água, o que garante atenuação da ruga tratada e ainda um aspecto mais hidratado e saudável da região.
Onde é usado:
Usado principalmente para preenchimento de sulco naso-geniano (bigode chinês), e para volumização e definição de contorno de lábios, mandíbula, malar (maçã do rosto), glabela (região entre os olhos) e mãos. Também funciona bem para atenuação de olheiras.
Como são feitas as aplicações:
As aplicações são realizadas no consultório, em local apropriado para procedimentos, e geralmente não é necessário realizar anestesia prévia; muitos deles já vêm com anestésicos misturados ao conteúdo, portanto durante a aplicação a área a ser tratada vai sendo anestesiada. Além disso, rotineiramente, fazemos aplicação de anestésicos tópicos (cremes) de 30 a 40 minutos antes do procedimento, o que dá mais conforto ao paciente.
É um procedimento considerado seguro e os resultados são rápidos, podem ser visualizados logo depois da aplicação e melhoram ao longo de uma a duas semanas, com a redução do inchaço local e com a hidratação progressiva das moléculas do ácido.
Duração dos Efeitos do preenchimento ácido hialurônico
A duração dos efeitos pode durar de seis meses a dois anos, dependendo do local, do tipo de ácido hialurônico utilizado, da quantidade aplicada e da resposta individual de cada paciente.
Cuidados antes e depois do preenchimento ácido hialurônico
Antes
– Fazer uma consulta médica para determinar se o ácido hialurônico é indicado para você, qual o melhor tipo de acordo com o efeito desejado.
Depois
– Evite a exposição solar do local tratado por aproximadamente uma semana;
– Aplique filtro solar na região tratado, a menos que contra-indicado pelo seu médico, com fator de proteção no mínimo 15;
– Não massagear as áreas tratadas;
– Evite fazer exercícios com contato físico no dia da aplicação para evitar traumas locais;
Efeitos colaterais preenchimento ácido hialurônico
Podem ocorrer pequenos hematomas (“manchas roxas”) e inchaço no local da aplicação por cerca de uma semana após o procedimento.