A decisão é pessoal. Só você pode decidir se a cirurgia proposta alcançará suas metas e se as complicações e riscos são aceitáveis. O cirurgião tem a obrigação de explicar-lhe com detalhe os riscos associados à cirurgia. Por esse motivo é necessária sua autorização por escrito no termo de consentimento informado e esclarecido para assegurar um correto entendimento da cirurgia a qual você será submetido.
Sinta-se livre para fazer perguntas. É natural sentir ansiedade, seja pela emoção/ entusiasmo pelo seu novo visual ou pelo estresse pré-operatório.
A sua parceria com o cirurgião não acaba quando termina a cirurgia. A relação deve continuar, mesmo porque os resultados da maioria dos procedimentos plásticos cirúrgicos são permanentes, porém podem ocorrer mudanças com o passar do tempo. Por isto as visitas regulares de seguimento da cirurgia são tão importantes.
A evolução da cirurgia plástica nos últimos anos é incontestável. Paralelamente há uma crescente procura e consequente aumento no número quantitativo de cirurgias. O avanço tecnológico contribui para o incremento das opções a serem consideradas. Ao passo que a cirurgia plástica pode melhorar aspectos do corpo e da vida, existem riscos que não podem ser desprezados.
Antes de uma cirurgia é necessária uma investigação médica completa, que inclua testes diagnósticos.
Parte desta investigação inclui:
- História médica completa, doenças, cirurgias anteriores e presença o não de alguma complicação;
- Existência de algum tipo de alergia e tipo de reação às anestesias anteriores;
- Medicações de uso regular, vitaminas, suplementos de ervas, álcool, tabagismo e outras drogas;
- Anticoncepcionais Orais.
Recomendações cirúrgicas são bastante importantes, tais como:
- Parar de fumar;
- Suspender certas medicações que poderiam aumentar o risco de sangramento;
No dia da cirurgia, não se esqueça do jejum:
- Não ingerir alimentos, bebidas ou quaisquer líquidos.
- O correto seguimento das medidas pós-operatórias é fundamental para o sucesso da sua cirurgia.
Lembre-se ainda de seguir as recomendações relacionadas aos curativos em casa e não se exponha ao sol.
O sucesso de uma cirurgia plástica depende, claro, de habilidade e conhecimentos médicos, mas se o pós-operatório não for realizado adequadamente, pode colocar em cheque todo o resultado da cirurgia.