No universo das cirurgias plásticas, algumas dúvidas rodeiam a cabeça de muitos homens e mulheres. Por isso, antes de qualquer coisa é importante pesquisar, sentar e conversar com o cirurgião plástico a fim de esclarecer todas as dúvidas do paciente.
Mamoplastias de aumento é uma prática já bastante comum, pois é uma das cirurgias mais realizadas no mundo. Porém, mesmo com técnicas já dominadas, o paciente não está livre de complicações pós-operatórias; algumas delas acontecem por descumprimento das orientações para o pós operatório outras são inerentes, não se pode prevê-las.
Contratura capsular é uma complicação que pode acontecer com algumas mulheres.
Quando o organismo detecta um corpo estranho fará o movimento de expulsão ou absorção desse corpo. Como a prótese de silicone é um objeto estranho ao organismo, nosso corpo terá a reação natural de criar uma película ao redor da capsula, isolando-a do resto do corpo, uma vez que o objeto é grande demais para ser expelido.
Essa película que se forma é bem-vinda para a fixação da prótese, pois imobiliza o silicone. Como tudo na vida, o problema está no “excesso”; quando o organismo exagera nessa proteção, nesse envolvimento da prótese, o resultado é dor, rigidez da mama e até, nos casos mais graves, deformação.
É comum encontrarmos inúmeros tipos de próteses, formatos, marcas e tamanhos. Existem próteses muito boas, que possuem maior aderência e menos risco de contratura. Mas, mesmo com a melhor tecnologia, ainda há riscos de o organismo encapsular excessivamente, isso depende de pessoa pra pessoa.
Fique atenta aos sintomas
Os sintomas da contratura capsular começam a ser percebidos por conta de pequenos incômodos nos seios.
Se a contratura se agravar, você vai perceber que sua mama está endurecida, podendo uma seio estar maior que o outro (assimetria), ou ainda, ondulamentos na região da próteses, e claro, dor.
Em situações muito extremas, a contratura pode romper o implante e vazar o silicone.
Qual o tratamento para contratura capsular?
É muito importante uma avaliação médica, o mais rápido possível, para que o cirurgião plástico identifique e confirme se é mesmo contratura capsular.
Se o grau de contratura for alto, é possível que haja a indicação de retirada e troca de prótese de silicone.
No caso de haver inflamação no local, a colocação da nova prótese deverá aguardar até que o problema seja solucionado (algo entre 3 a 6 meses).
Contratura capsular pode ser prevenida?
Com a prótese certa, essa complicação pode ser bastante minimizada.
Próteses de textura lisa tem risco bastante elevado para o corpo formar contratura dessa capsula, diferente dos implantes com tecnologia de micro texturização.
No geral, a prótese de silicone revestida de poliuretano proporciona:
- Elevada aderência aos tecidos mamários e adjacentes;
- Ótima resposta celular do organismo, mesmo sendo um corpo estranho;
- Boa formação da cápsula ao redor do implante.
É importante frisar que cada tipo de prótese tem uma indicação, e essa de poliuretano, apesar da segurança, não é indicada pra todo mundo.
Antes de se submeter a cirurgia plástica, pesquise, retire todas as dúvidas com seu cirurgião, que certamente vai ter o prazer em falar sobre o assunto e responder a todas as suas interrogações.