Com a chegada do verão, muitos homens e mulheres sofrem com um problema bastante comum: “o inchaço corporal”. A estação mais quente do ano colabora para que haja no organismo uma vasodilatação, que é o aumento do volume dos vasos sanguíneos através do relaxamento dos músculos lisos dos vasos e está relacionado com a manutenção e regulação da temperatura corporal.
O inchaço que identificamos no nosso corpo, pode ser causado por diferentes motivos, mas também pode ser um sinal de que alguma doença está se manifestado, por isso, precisa de nossa atenção.
Conheça alguns fatores que causam o inchaço
Retenção de líquidos
A causa mais comum do inchaço é a retenção de líquidos provocada pelo acúmulo excessivo de água no organismo, o que leva ao inchaço, principalmente, na barriga, pés, mãos, coxas, tornozelos e mamas.
A retenção de líquidos é bastante comum durante a gravidez ou antes de seu período menstrual.
Esse edema que ocorre no sistema circulatório ou dentro de tecidos e cavidades é causado por:
- Consumo excessivo de sal de cozinha;
- Falta de movimento/ atividade física;
- Excesso de peso;
- Tabagismo;
- Má alimentação;
- Bebidas alcóolicas;
- Variação hormonal/ gravidez/ período menstrual;
- Problemas renais, cardíacos ou hepáticos;
- Doenças da tireoide;
- Alteração da permeabilidade dos vasos sanguíneos;
- Reações inflamatórias;
É comum as pessoas sentirem que estão “retendo líquidos”. Ao fim do dia você identifica as pernas, pés e mãos inchadas, marca no corpo do vinco das roupas, dor corporal: seu corpo acumulou líquidos!
Observe a quantidade de vezes que você urinou, pois a retenção está associada a pouca urina.
Outro causador de inchaço no corpo, é a prisão de ventre e acúmulo de gases. Mas existem algumas mudanças que “se feitas” diminuem consideravelmente o inchaço corporal:
Como evitar o inchaço e a retenção de líquidos
Para evitar o inchaço você não precisa realizar nenhum milagre, mas precisa de determinação e vontade para mudar hábitos comportamentais e alimentares.
Corte o refrigerante e bebidas gaseificadas
Os gases que essas bebidas possuem dilatam o estomago e causam sensação de saciedade. Além do sódio que elas T~em em sua composição, esses gases proporcionam um inchaço temporário, que apenas agravam os sintomas de quem já sofre com o problema.
Modere o consumo de alimentos que causam gases intestinais
Brócolis, repolho, couve-flor, couve-manteiga, couve de bruxelas, batata doce, ovo, feijão e leguminosas no geral, cebola, leite e alimentos ricos em açúcar são os maiores causadores de flatulência. Por isso a palavra é “moderação”, pois são alimentos necessários em nossa dieta, mas o consumo demasiado causa aumento de flatos que automaticamente leva ao inchaço.
Reduza o sódio
O sódio está presente no sal de cozinha e em alimentos industrializados, enlatados e refeições prontas em geral. Ele retém a água no corpo, e isso leva ao inchaço.
Fibras e líquidos
Muita gente aumenta o consumo de fibras, mas esquece de beber água, o resultado é uma triste prisão de ventre. A prisão de ventre é outro causador de inchaço, por isso, se você consome fibras em sua dieta, precisa ter o hábito de beber 2 litros de água diariamente.
Saia da mesa sempre com um pouquinho de fome
Exagerar nas refeições leva aquela sensação de estômago cheio. Isso não seria tão ruim se não sobrecarregasse o trato gastrointestinal que dificulta a digestão.
A hora do chá
Chás ricos em cafeína fazem com que a pessoa sinta vontade de urinar com mais frequência, ajudando a eliminar o excesso de líquido e toxinas, reduzindo o inchaço e limpando o organismo.
Experimente chá branco, chá verde, cavalinha, cabelo de milho, alfafa, hibisco, quebra-pedra e dente-de-leão.