Rinoplastia ou cirurgia do nariz é a cirurgia plástica que melhora a aparência, tamanho e proporção do nariz, dando mais harmonia ao rosto e melhorando a autoestima do paciente. A cirurgia do nariz também pode corrigir dificuldade respiratória causada por anormalidades estruturais no nariz. Mas a decisão de realizar esse tipo de cirurgia é pessoal e somente você é quem deve decidir se aceita se submeter ao procedimento, sendo realista com o resultado, que muitas vezes não e aquele que você idealiza.
Dor, inchaço e hematomas são uma realidade
Você não sairá da sala de cirurgia um príncipe ou uma princesa, muito pelo contrário, sentirá alguma dor, bastante desconforto e terá muitos hematomas por todo o rosto.
Após a finalização do procedimento, uma espécie de gesso, tampão interno e curativo com micropore serão colocados no nariz para apoiar e proteger as novas estruturas durante a cicatrização inicial.
Os hematomas desaparecem em algumas semanas, mas o inchaço pode levar vários meses e até que desapareça completamente já se passou um ano.
É preciso paciência e realismo, pois, embora os resultados da rinoplastia sejam, geralmente, permanentes, a cartilagem pode continuar a mover e remodelar o tecido, alterando o resultado ao longo do tempo.
A rinoplastia pode mudar:
- O tamanho do nariz, em relação a demais estruturas faciais,
- A largura do dorso nasal,
- O perfil do nariz,
- A ponta do nariz, que pode ser grande, caída ou muito arrebitada,
- Narinas grandes, largas ou arrebitadas,
- Assimetria nasal e desvio.
A rinoplastia só é uma boa opção se:
- O seu crescimento facial estiver finalizado e se você tiver 13 anos de idade, ou mais.
- Você é fisicamente saudável,
- Você não fuma,
- Você tem atitude positiva e expectativa realista do resultado cirúrgico.
Como a cirurgia acontece?
Anestesia
As opções de anestesia incluem sedação intravenosa e anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.
Incisão
Pode haver ou não incisão, isso dependerá da necessidade e complexidade do caso. Se houver, é realizado um corte na columela, faixa estreita de tecido que separa as narinas, possibilitando o acesso para remodelar a estrutura do nariz. Mas se não houver necessidade de corte, a cirurgia do nariz é realizada por procedimento fechado onde as incisões são escondidas no interior do nariz.
Remodelação
A cirurgia do nariz pode reduzir ou aumentar as estruturas nasais com o uso de cartilagem enxertada de outras áreas de seu corpo (cartilagem do septo, cartilagem da orelha e cartilagem da costela).
Correção de desvio de septo
Além da desproporção que algumas pessoas possuem no osso e/ou cartilagem nasal, muitas delas também apresentam problemas respiratórios de desvio de septo ou hipertrofia dos cornetos. Após avaliação médica, ele lhe dirá se a cirurgia plástica deverá ou não ser feita em conjunto com o médico otorrinolaringologista. Nada pode ser afirmado sem análise e exames prévios, mas a possibilidade existe.
Fechamento de incisões
Assim que o nariz é esculpido na forma desejada pelo cirurgião, a pele e o tecido nasal são acomodados e as incisões fechadas. Incisões adicionais podem ser feitas nos sulcos naturais das narinas para alterar o seu tamanho.
Resultados
O inchaço pode aparecer e desaparecer e ser um pouco pior pela manhã, durante o primeiro ano, após a cirurgia. A rinoplastia para remodelar a via aérea obstruída requer avaliação cuidadosa da estrutura nasal que se refere ao fluxo de ar e respiração. A correção de desvio do septo, uma das causas mais comuns de insuficiência respiratória, é conseguida através do ajuste da estrutura nasal para produzir um melhor alinhamento.
Uma opção para correção da machucados e lesões
Muitos procuram o cirurgião para modificar a estrutura do nariz, sem que este tenha sofrido qualquer lesão ao longo da vida. Entretanto, a cirurgia plástica também é aplicada a casos de pacientes que quebraram o nariz ou o deformaram em acidentes, realizando algum esporte etc.