Na hora de eliminar aquela gordurinha localizada, é preciso saber e conhecer os procedimentos adequados para cada biotipo e finalidade.
Uma dúvida que ronda a cabeça das mulheres é: O que fazer, criolipólise ou lipoaspiração? O objetivo, geralmente é o mesmo, eliminar gordura localizada. Para isso é importante conhecer as diferenças de cada método e qual melhor se adequa ao tipo de corpo, organismo e objetivo.
Mas afinal, o que é gordura localizada?
Para saber o que é gordura localizada, precisamos entender a diferença entre gordura subcutânea e gordura visceral.
A gordura subcutânea, que é aquela que se localiza logo abaixo da pele e a gordura visceral é mais interna e encontra-se próxima aos órgãos vitais.
Gordura localizada é o acúmulo da gordura subcutânea em determinadas áreas do corpo. Os locais de distribuição da adiposidade acumulada no organismo variam de pessoa para pessoa. A regiões mais comuns são: abdômen, culote e flancos.
Quais as diferenças entre lipoaspiração e criolipólise?
A lipoaspiração é um método cirúrgico e invasivo que se baseia na aspiração da gordura localizada por meio de uma cânula (tubo). Para a realização do procedimento é necessário aplicar anestesia, seja local, geral ou peridural. O procedimento pode ser classificado em pequeno, médio ou grande, variando de acordo com a quantidade de gordura retirada e partes do corpo abordadas.
Já a criolipólise é um tratamento estético sem intervenção cirúrgica que consiste no congelamento da célula de gordura. Esta sofre um processo de cristalização, no qual as células adiposas são destruídas e posteriormente eliminadas pelo sistema imunológico, via sistema linfático. As sessões duram cerca de 1h, de acordo com cada caso.
Apesar de procedimentos extremamente diferentes, duas coisas eles têm em comum:
Não são indicados no tratamento da obesidade e emagrecimento e tem como objetivo a modelagem corporal.
Qual o procedimento mais indicado?
As vantagens da lipoaspiração em relação à criolipólise ainda são maiores, pois é retirada totalmente a gordura localizada, melhorando a definição do contorno corporal. Os resultados são imediatos existindo ainda a possibilidade de combinar outros procedimentos cirúrgicos, como prótese de mama e enxerto de gordura no glúteo.
Em contrapartida, a criolipólise reduz a gordura entre 20% a 30% , porém não é capaz de retirá-la por completo. Ela é o tratamento ideal para quem não quer ou não pode se submeter a uma cirurgia (lembrando, porém, que não é um procedimento isento de riscos).
A lipoaspiração continua sendo o procedimento cirúrgico estético mais realizado, de acordo com as estatísticas atuais da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). Ao contrário do que alguns acreditam, ela não é mais arriscada ou complicada que outros tipos de cirurgia.
Portanto, lembre-se que os tratamentos são indicados apenas para melhorar a estética de quem está mais próximo do peso ideal. Não é recomendado como alternativa ao emagrecimento. Mantenha uma dieta balanceada, pratique atividade física e cuide da sua saúde.
Procure um cirurgião plástico especialista para que ele avalie qual tratamento é mais indicado para o seu caso.