Sono é um estado de repouso em que nosso corpo se encontra por algumas horas do dia. Enquanto dormimos, nosso organismo realiza tarefas importantes que tem impacto direto a nossa saúde como o fortalecimento do sistema imunológico e da memória, descanso e relaxamento dos músculo e liberação de hormônios como o do crescimento e insulina. Dormir melhora a qualidade de vida e aumenta a longevidade, todo o nosso desempenho físico e mental durante o dia está ligado a noite de sono que tivemos.
O tempo recomendado de sono é de 6 a 8 horas, pessoas que costumam dormir menos ou mais que isso tendem a sofrer as consequências de não dormir bem. Os males causados pela falta de sono são:
- Equilíbrio, atenção e memória são afetados;
- Há diminuição no vigor físico;
- Envelhecimento da pele precocemente;
- Imunidade mais baixa;
- Causa sensação de olho pesado e sonolência;
- Dificuldade em aprender;
- Altera o humor e causa irritabilidade;
- Causa olheiras;
- Deixa o organismo propenso a obesidade, hipertensão e diabetes.
O sono ajuda a emagrecer?
O que acontece é que além do hormônio do crescimento, durante o sono também são produzidos outros dois hormônios que tem relação com nosso peso, são chamados de leptina e grelina.
A leptina controla a sensação de saciedade, pessoas que dormem o tempo ideal sentem menos necessidade de ingerir calorias que as pessoas que dormem pouco e acabam produzindo pouco esse hormônio.
A grelina é produzida em maior quantidade por pessoas que costumam dormir pouco, essa substância está relacionada com a fome e redução do gasto de energia, o que favorece o ganho de peso.
O que fazer para ter uma boa noite de sono?
Reduza as luzes perto da hora de dormir e desligue a TV, computador, celular. Isso facilita a liberação da substância que é responsável por avisar o corpo que está na hora de dormir, a melatonina;
- Evite exercícios físicos intensos próximo a hora de dormir, pois isso acelera o corpo e a temperatura, o que não é a intenção no momento;
- Crie uma rotina do sono, procure sempre dormir e acordar no mesmo horário, evite dormir depois da meia-noite;
- Faça apenas refeições leves antes de dormir, a nossa capacidade de digestão diminui com o passar dos anos e isso piora quando dormimos, causa que atrapalha o sono;
- Praticar exercícios regularmente faz bem à saúde e melhora a qualidade de vida e do sono.
Sono e cirurgia plástica
Dormir após cirurgias plásticas pode ser um pouco incômodo. A recomendação para quase todos os tipos de cirurgia plástica é que se durma de barriga para cima, assim não há o risco de um lado ficar mais inchado que outro e nem pressionar as cicatrizes.
Uma das cirurgias plásticas que se deve dormir de lado ou de barriga para baixo é a gluteoplastia (prótese de silicone nos glúteos) para evitar pressão na cicatriz e consequentemente inchaço no local.
Sono e beleza
Dormir bem além de repor as energias também deixa a pele mais bonita e saudável, pois durante o sono é produzido o hormônio do crescimento que renova as células e previne o envelhecimento. Durante as horas de sono ocorrem até 35 alterações faciais, ao final do sono há uma mudança no organismo e as células da pele são renovadas aceleradamente.