Os tempos mudam, as características da população também. Cada vez mais o Brasil se torna um país com pessoas acima dos 60 anos – a qualidade de vida melhorou e em decorrer disso a expectativa de vida também. Entre 2005 e 2015, a proporção de pessoas com mais de 60 anos de idade cresceu em velocidade superior à da média mundial, saindo de 9,8% para 14,3%.
Se tratando da cirurgia plástica, esse aumento também é visível. Pessoas na terceira idade estão procurando cada vez mais por procedimentos estéticos e fazendo esse mercado crescer. São pessoas com vidas feitas, filhos criados e que esperam poder alcançar suas realizações e cuidar de si mesmo em busca do melhor da vida. Há algumas cirurgias em específico que atraem o público da terceira idade, essas são:
Blefaroplastia
Com o passar dos anos é comum o surgimento de excesso de pele em cima dos olhos. Além de ser uma questão estética e afetar a autoestima do paciente, também prejudica a visão, pois essa pele faz sombra quando se olha para o lado e diminui o campo de visão.
A solução para esse acúmulo de pele é a blefaroplastia. Esse cirurgia melhora o aspecto das pálpebras inferiores e superiores eliminando bolsas de gordura, rugas e flacidez. O efeito desse procedimento é deixar o rosto mais jovem e alegre.
- Essa cirurgia geralmente é feita com anestesia local e sedação;
- A cirurgia dura em torno de 60 minutos;
- O cirurgião marca o excesso de pele e corta com o bisturi, em seguida cauteriza com bisturi elétrico e dá pontos na região exterior das pálpebras. Os pontos podem ser absorvíveis ou removíveis;
- Logo após o procedimento o paciente precisa fazer compressa de gelo para amenizar o inchaço e pode voltar para casa em seguida.
Lifting de sobrancelha
O envelhecimento natural afrouxa e acaba derrubando os tecidos. O lifting de sobrancelha eleva e reposiciona o supercílio, por meio das pálpebras ou do couro cabeludo.
- A anestesia pode ser local e com com sedação ;
- Pode haver auxilio de vídeo-endoscopia;
- O tratamento da região frontal e supercílios é realizado por incisões que ficam escondidas no couro cabeludo rentes à linha de implantação dos cabelos, camufladas em sulcos já existentes na região frontal, utilizando o acesso palpebral superior, rentes ao supercílio;
- O fechamento das incisões pode ser realizado com fios absorvíveis ou removíveis
Abdominoplastia
A abdominoplastia é a cirurgia que retira o excesso de gordura e pele do abdômen. Melhora a flacidez e pode excluir estrias e cicatrizes.
- Normalmente é usada a anestesia peridural;
- É feito um corte em forma de semicírculo logo acima dos pelos pubianos e os músculos reto-abdominais são costurados;
- Para fechar é esticado a pele do abdômen superior até a região pubiana e costurada, então acertam a posição do umbigo;
- A internação varia entre 1 e 2 dias.
Para a realização de uma cirurgia plástica na terceira idade é essencial que as doenças crônicas estejam controladas, elas são bem frequentes nessa idade. Durante a consulta e nos exames pré operatórios, é feito uma análise criteriosa e estraficação dos riscos. O paciente só poderá operar se tiver com a saúde em dia.
Há restrições em relação a realização de mais de um procedimento na mesma cirurgia, visto que pessoas dessa faixa etária tem mais dificuldades em se recuperar das cirurgias e o pós-operatório costuma ser mais lento.
Importante: Deve-se tomar cuidado com as altas expectativas – todo paciente deve ter clareza sobre os resultados e compreender que nem sempre sai como o imaginado e idealizado. Visto que em pessoas idosas, a pele, a cicatrização, a elasticidade, não são iguais a de uma pessoa mais jovem.