Com certeza filhos são motivo de mudança na vida dos pais. Não somente ocorrem mudanças psicológicas, emocionais e estruturais como ocorrem mudanças físicas no corpo da mulher, deixando-a, muitas vezes, incomodada com o resultado do corpo pós gestação.
Filhos são bençãos, dádivas… Mas é inegável que o aumento de peso, aparecimento de estrias e flacidez abdominal mexem com a auto estima feminina.
E nesse momento, 2 perguntas passam pela cabeça da mulher:
Da pra corrigir com Cirurgia Plástica?
Quando será o momento ideal?
Peso Corporal
Precisamos enfatizar que a finalidade de uma cirurgia plástica não é proporcionar o emagrecimento. Por isso, o primeiro ponto importante desse tema é sobre o peso corporal. Durante as 40 semanas de gestação, o corpo da mulher recebe um sobrepeso que, num cenário ideal, não deveria ultrapassar 12 quilos. Mas, é bastante comum ganhos de peso de 15, 20 e até 30 quilos.
Para se pensar em Cirurgia Plástica, é necessário esperar pelo menos 6 meses após o fim da amamentação, pois durante a lactação o organismo metaboliza com mais velocidade. Na fase pós parto, seu corpo fica sob um desiquilíbrio hormonal muito grande e mesmo depois do parto ainda existe inchaço e acúmulo de gordura em determinadas regiões.
Mantendo uma dieta rica e balanceada, a mãe que amamenta, de maneira exclusiva nos primeiros meses, volta mais rapidamente ao seu peso normal, já que o corpo gasta cerca de 700 calorias todos os dias somente para produzir leite para o bebê.
O cirurgião plástico precisa ter uma ideia real de como é o seu corpo para planejar a operação e garantir os melhores resultados.
O Momento ideal para a Cirurgia Plástica
Após a gestação, a corrida para voltar ao peso e corpinho de antes começa. Porém, mesmo emagrecendo, em muitas mulheres as marcas da gravidez permanecem, e aí só mesmo com Cirurgia Plástica.
Como informamos acima, o ideal é cogitar a cirurgia 6 meses após o fim da amamentação, ou, em caso de mães que não puderam amamentar, em média 10 meses após nascimento do bebê (desde que seu peso corporal já esteja próximo do ideal).
Embora seja importante o retorno ao seu peso e forma, vivencie intensamente os primeiros meses de vida do seu filho(a). Convivência, dedicação e disponibilização de tempo são características fundamentais para a saúde de ambos, sendo as vezes necessário aguardar um tempinho maior para realizar a cirurgia.